Tempo
|
A+ / A-

Carta para motos de 125cm3 pode vir a ser obrigatória

12 jan, 2018 - 09:11

Governo pretende introduzir novas medidas para travar as mortes nas estradas, que aumentaram para 509 no ano passado.

A+ / A-

O Governo quer tornar obrigatória a carta de condução para quem conduzir motociclos de 125 cm3 de cilindrada, mesmo que tenha já carta de automóvel, e vai repensar os mecanismos de inspecção das motas.

Segundo uma entrevista do ministro da Administração Interna à Antena 1, o executivo vai repensar a dispensa de formação para quem conduza motas de 125cm3 de cilindrada.

“Temos de repensar aquilo que foi uma decisão que nos suscitou as maiores dúvidas, que foi a dispensa de qualquer formação para quem, tendo uma carta de ligeiros, possa comprar uma mota até 125 cm3 e imediatamente sair para a estrada”, afirmou o Eduardo Cabrita.

Na entrevista, o ministro diz que não será exigível uma total revisão do código, mas sublinha: “as condições de condução de motociclo são claramente diferentes daquelas que temos num veículo automóvel ligeiro”.

Sobre este assunto, o secretário-geral da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), Hélder Pedro Barata, considera que não é "ajuizado" contrariar uma prática que vigora em todos os países da União Europeia.

"Temos aqui uma directiva europeia. Eu discordo dessa medida porque há uma directiva comunitária, não é portuguesa, que permite em todos os países da União Europeia a condução desses veículos com a carta ligeira de passageiros", diz.

Hélder Pedro Barata diz ainda que "as entidades oficiais têm de fazer mais campanhas, mais promoção de formação nas diversas áreas".

"A ACAP, que representa as empresas de motociclos está disponível também para colaborar, e aliás já o propôs à ANSR e a outras entidades fazer esse tipo de operação. Agora ir contra aquilo que a recomendação de uma directiva comunitária não me parece ajuizado”, remata.

Menores limites de velocidade

Eduardo Cabrita considera ainda “absolutamente inaceitável” o elevado número de atropelamentos, sobretudo nas zonas urbanas, e admite generalizar nestas áreas os limites de velocidade de 30km/h, que já existem em alguns bairros.

Estas são algumas das medidas que o Governo pretende introduzir para travar as mortes nas estradas, que aumentaram para 509 no ano passado, mais 64 do que em 2016 (12,5%).

“A segunda zona de risco, em que houve um crescimento preocupante, tem que ver com os motociclos e temos de repensar duas coisas: a dispensa de inspecção que hoje os motociclos têm, os nossos veículos automóveis têm inspecção e as motas não tem e terão de ter mecanismos de inspecção”, afirmou ainda.

Por lei, a inspecção periódica dos motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cm3 está prevista no Decreto-Lei n.º133/2012, de 11 de Julho.

Esta lei veio obrigar os centros de inspeção a adaptarem-se para fazerem inspecção a motas, mas continua por sair a regulamentação.

A Comissão Interministerial para a Segurança Rodoviária reúne-se, esta sexta-feira, pela primeira vez, depois de ter sido criada em 2017 no âmbito do Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária (PENSE 2020), documento que inclui 108 medidas com o objectivo de reduzir em mais de metade o número de mortos nas estradas portuguesas até 2020.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose Vasques Osorio Osorio
    21 nov, 2019 15:53
    Antigamente e isto refiro-me aos anos antes dos anos 90, era necessario adquirir licenca de bicicleta Havia um exame previo para saber se sabia conduzir e seguidamente davam-lhe uma licenca , atribuindo-lhe uma placa amarela que devia ser colocada na propria bicicleta. O estranho era porque e que outros paises da Europa davam a possibilidade de andar com motos de 50 e 125 sem licenca. Somente a carta de conducao de ligeiros. Compreendo que cada pais tenha as suas regras, mas tambem tinham condicoes e ciclovias por onde estes veiculos transitavam. Bicicletas e 50 cc numa ciclovia, e as 125 tinham outro tipo de ciclovias. O mais interessante foi quando residi fora por algum tempo, deram-me a carta de pesados sem trailer sem que para tal fosse necessario fazer qualquer tipo de teste. Va la a gente compreender que ate nas estradas hoje em Portugal circulam veiculos pequenos com uma matricula amarela que nao precisam de carta!!! Somente de uma licenca .... Penso que ainda mais perigoso sao as trotinetes que andam por todo o lado e ate nos passeios.... entao a legislacao tera que passar por muitos campos, e ser generalizada para todos os paises da EU.
  • Weber
    15 jul, 2018 18:10
    Tenho a carta A1,A,B,C,B EC E,estou neste momento a tirar a D.Sou motorista de pesados de mercadorias (estou habilitado),tenho experiência em veículos articulados e conduzo aos anos.Se calhar também dvia sair a lei que basta ter uma categoria de pesados e estávamos habilitados aos autocarros e mercadorias.O que querem?Tirem mas é a carta de mota.
  • Avelino Cavadas
    18 abr, 2018 Pedroso 19:29
    Outra coisa quem tira carta de 50cm3 se aos dezasseis anos e se tiver formação e um exame sendo veículos de duas rodas , um dia mais tarde passados 2 anos completar os 18 anos ficar com a carta de mota?
  • Avelino Paulo Guimar
    17 abr, 2018 Pedroso 20:38
    acho mal retrocederem com a lei traz mas também acho mal quem tem carta e nunca pegou numa mota poderem conduzir uma mota sem qualquer tipo de formação desculpem tenho que dar a minha opinião
  • Avelino Paulo Guimar
    17 abr, 2018 Pedroso 20:27
    Aqui a uns anos tirei a carta de moto deram a utiização de quem tem carro conduzir motas 125 e sem formação nenhuma se calhar nunca pegaram numa mota o governo fez mal e dar essa lei para isso nem se precisa acho mal e que aprovou a lei e agora já quer muda-la . conduzir carro não é a mesma coisa que mota haviam é sim a formação as pessoas querem tudo façil então para que tirei carta de moto se qualquer pessoa pode andar de moto sem qualquer formação mais valia então qualquer pessoa que tenha carta de carro ficar logo com a de mota
  • claudio
    04 mar, 2018 barcelos 22:31
    Agora, carta para 125cc, e os que compraram motos antes, ou gastam dinheiro com nova carta ou vendem a moto ao desbarato. Amanha, quem tem carta até 50cc, tira carta de ligeiro, sim porque alguns desses também têm carro(viaturas que não necessitam carta de ligeiros). Porque não aplicam a lei apenas aos novos interessados em 125cc??
  • Nuno
    25 fev, 2018 10:21
    Ridiculo. Nao tenho palavras para tamanha "". Isto é roubar à discarada, ja têm o povo português como parvo, mas isto é outro nível. Mais um passo em direção ao futuro fantastico que nos espera. Espero que façam manifestaçoes a brava e que isto acabe por ficar sem efeito. NAO TEM LÓGICA. Entao mas eu tenho carta de ligeiro ha 8 anos, conduzo 125 ha 3 e agora derepente ja nao sei conduzir e nao a posso levar mais para a estrada? Entao quero o dinheiro da minha 125! Essa gente que nos anda a roubar, que nos comprem as motas que com muito carinho compramos nos para (caso isto va para a frente) ficarem paradas na garagem ou onde quer que seja devido a estas regras. Pessoal, nao desistir! Primeiro dao-nos a equivalência com a de ligeiros, derepente ja ninguem sabe conduzir 125?! Isto é que é um crime. E vejam como falaram ai em baixo nos comentários, se a culpa é mesmo so das motas! Muitos desses no governo nem a carta tiraram e andam na estrada com cartas compradas! Pior ainda, se batem ou algo do genero passa tudo pela porta do cavalo e nao lhes acontece nada e a nos, muitos de nos que nao têm qualquer problema a conduzir 125 vao ficar proibidos de sair com elas para as estradas. Tenham mas é vergonha! O ze povinho é sempre o ze povinho, pobre coitadinho. Mas parvinho.. Chega!
  • jose goncalves
    22 fev, 2018 ega condeixa 21:43
    o governo não sabe o que diz,,,,,,sou motorista profissional a 36 anos sou um amante de motos 125 ja tive 3 motos 125 ,,,,,,ja fiz mais de 250000 km alem da famel zundapp nos anos 80 ,,tenho 59 anos e felizmente nunca tive acidente,,,,e atenção,,,eu ando no inverno,,,,,não tenho medo do frio.....e agora ter que tirar carta,,,,e como tudo,,,,,carta para sulfatar ,,,,p,trabalhar com trator com motossera,,,enfim ....o que mais hade acontecer,,,,,,penssem bem no assunto
  • Carina
    24 jan, 2018 Oliveira de Azeméis 20:21
    O governo não sabe o que faz,primeiro deixou Portugal inteiro comprar as motos 125cc,agora as pessoas têm que tirar carta.É mesmo Portugal anda—se para ttrás.agora milhões de motos 125cc paradas.e dp os acidentes dassem com motos de cilindrada maior.abrir os olhos ao governo que ele nao vê que os acidentes de viaçao dassem em grandes excessos de velocidade e de álcool.depois tem outra quem nao sabe andar de mota nao vai pegar nela.porque ja nem arranca,cai.o governo que veja mas é tudo a morrer mas é a fome e pobreza e isso ele nao se preocupa.pessoal nao deixeis nosso país andar para trás,na uniao europeia esta lei da cat.B conduzir a sub cat A1 já é decadas.abrir olhos a este governo que infelizmente.abraços
  • MR
    23 jan, 2018 Lisboa 11:54
    A culpa é sempre das motas! E os carros que não sinalizam devidamente as manobras?? Nomeadamente mudança de direcção?? Ou que vêm colados às motas? E os condutores de 'fim-de-semana' que andam por aí? Que tão depressa vão junto ao eixo da via como a raspar a berma? E a senhora que uma vez (antes das obras no Marquês) entrou na rotunda, vinda do Rato, à velocidade que vinha a descer?? Tenho que admitir que ver um carro vir em direcção a nós a toda a velocidade não é um sentimento simpático. Eu não tenho carta de mota, mas sei que mudança de direcção e distância de segurança são 2 coisas que se aprende no código. 30km/hora? Ridículo! Se se respeitar a sinalização (tantos veículos como peões) a sinistralidade baixa drasticamente. Quantas pessoas atravessam estradas sem olhar sequer para o lado? E ignoram os semáforos? E com os carros / motas o mesmo. O semáforo está amarelo, ACELERA!!!!! Está vermelho? Rápido que ainda dá para passar!! Não penso que inspecções, cartas e legislação venham resolver um problema grave que se chama falta de civismo... E não é só de condutores de veículos a motor. Passa também por ciclistas e peões. Quantos ciclistas já vi em semáforos a arrancar antes da luz mudar para verde? E a ignorar ciclovias para irem no meio do trânsito? Enfim...

Destaques V+