Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Equador concede cidadania a Julian Assange, fundador do WikiLeaks

11 jan, 2018 - 16:51

Ministra dos Negócios Estrangeiros do Equador diz que Assange apenas sairá da embaixada em Londres quando existirem garantias de que possa chegar são e salvo ao seu novo país.

A+ / A-

O Equador concedeu nacionalidade equatoriana ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, a 12 de Dezembro, a seu pedido, informou esta quinta-feira Maria Fernanda Espinosa, a ministra dos Negócios Estrangeiros do Equador.

O país sul-americano terá comunicado ao Reino Unido o desejo de conceder estatuto diplomático a Assange, mas Londres recusou. Um porta-voz do Governo britânico garante que Julian Assange só sairá da embaixada se for para enfrentar a justiça.

Assange exilou-se há cinco anos na embaixada do Equador em Londres para não ser extraditado para a Suécia, onde existia um processo de violação contra ele.

Apesar de a polícia sueca ter abandonado a investigação, Londres diz que Assange ainda seria detido por ter violado as condições da sua fiança.

O activista garante que se trata de perseguição por causa do seu papel na revelação de segredos de Estado de vários países, incluindo dos Estados Unidos, através do site WikiLeaks, que criou.

O Governo do Equador pretende agora transferir Assange para o seu país, mas a ministra dos Negócios Estrangeiros diz que apenas o fará quando tiver garantias de que ele não seja detido a caminho do aeroporto. E referiu que existem ameaças à vida do recém-naturalizado equatoriano, vindas de países terceiros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+