Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Uso terapêutico da canábis baixa à comissão de Saúde sem votação

11 jan, 2018 - 16:47

O autocultivo levantou dúvidas e o PSD decidiu apresentar um projecto próprio que não prevê esta possibilidade. Debate segue na especialidade.

A+ / A-

Os diplomas do Bloco de Esquerda (BE) e do PAN que prevêem a prescrição de canábis para fins medicinais baixaram esta quinta-feira à comissão de Saúde sem votação.

Fontes parlamentares afirmaram que houve contactos, esta quinta-feira à tarde, entre deputados do Bloco e do PSD para permitir que o debate desta disposição continue em comissão, na especialidade.

Os diplomas do PAN e do BE prevêem a prescrição através de receita médica, sendo necessário identificar o médico e o doente a que foi prescrita esta droga. Os dois projectos admitem ainda o cultivo da planta em quantidade limitada pelo paciente, desde que autorizado por entidades oficiais.

Com a descida à especialidade, espera-se agora que seja apenas aprovado o consumo para uso terapêutico, caindo a autorização de autocultivo do planta de canábis, uma vez que o PSD anunciou que vai apresentar um diploma próprio, que não o prevê.

A decisão surge depois de um debate em que ficaram dúvidas quanto às possibilidades de aprovação dos diplomas, face ao voto contra do PSD e do CDS e do voto contra do PCP aos dois projectos, anunciado durante a discussão parlamentar. Os votos do PS, que, ainda assim, tem liberdade de voto, do BE, PAN e PEV eram insuficientes para fazer avançar a lei.

Os comunistas admitem discutir o uso da canábis para fins médicos, mas contestam a proposta, prevista nos projectos do BE e PAN, para o autocultivo da planta.

A canábis pode fazer bem à saúde?
A canábis pode fazer bem à saúde?

Após o debate, fontes parlamentares informaram que o BE iria pedir a baixa à comissão, sem votação e por 60 dias, do seu diploma. O PAN deverá seguir o exemplo dos bloquistas e solicitar a baixa à comissão do seu projecto, segundo as mesmas fontes.

No final da reunião plenária, PCP, PEV e CDS-PP juntaram os votos para aprovar um projecto de resolução que recomenda ao Governo que analise o impacto na saúde do consumo de canábis e o seu uso médico. PCP, CDS-PP e PEV votaram a favor do texto, o BE e o PAN contra e PSD e PS abstiveram-se.

Os dois diplomas baixaram, sem votação e por 60 dias, à comissão parlamentar de saúde.

A iniciativa da legalização do canábis já recebeu o apoio de diversas entidades, nomeadamente no meio clínico, como o caso do oncologista Jorge Espírito Santo, um dos subscritores de uma carta aberta de cem individualidades divulgada na terça-feira, em defesa da legalização para fins medicinais.

Também o ex-Presidente da República Jorge Sampaio se declarou a favor do uso de canábis para fins medicinais, sustentando que estão comprovados os benefícios em diversas situações.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Jesus
    13 jan, 2018 Sintra 23:37
    Bem pelo sim pelo não a planta é de um expectrum tão grande e não vejo contra indicações que o melhor é tomar. ... mas sou contra o mercado negro e contra governos exploradores! Há e a favor da verdadeira Justiça. E Deus, sabe! Bem Hajam, PAZ
  • Jorge
    12 jan, 2018 Seixal 15:28
    Os ignorantes e todos os outros de mentalidade perversa - para eles a canábis apenas serve para fins recreativos - preferem ver doentes oncológicos a fazer quimioterapia com todos os efeitos secundários que dai advém, do que aproveitar o potencial da planta para dar uma maior qualidade de vida a quem infelizmente padece desta doença.
  • TheBeites
    11 jan, 2018 Covilhã 20:50
    "Festa privada de prova é o que é", e que já alertei o meu Primo da Secreta, e vão todos de Cana, que isto de Monopólio, só pra sacana e Costa 120 mortos... Vergonha de País. Espero que a ética impere e não apague o exposto. Bom resto de Semana
  • Rui
    11 jan, 2018 Lisboa 20:33
    A lei só passa se alguém lucrar com isso sendo que até vale a lei do drunfo.
  • Manuel
    11 jan, 2018 Portugal 19:29
    Perdemos a oportunidade de dar um passo significativo de liberalizar o consumo e produçao para fins terapeuticos de canabis. E de salentar que Paises ja deram esse passo inclusive para uso e fins recreativos . Mais umas comissoes.uns relatorios etc etc e quando voltar a baixar a assembleia como projecto lei já os amigos dos amigos e amigos de tao faustas virtudes parlamentares terao os terrenos prontos as estufas montafas e operacionais entao ai ja com o controle e grandes ganhos garantidos sera por fim liberalizada a canabis..E facil esquecer os que de ( boas) familias com responsabilidades governamentais foram suspeitos presos condenados por traficarem estupfacientes e os consumirem nao estamos a falar de canabis mas sim de outras drogas ditas duras..Vivo num Pais governado por mediocres mafiosos que tudo fazem para continuarem a operar tentando manter o inevitavel.Ainda os vamos ouvir acerrimos defensores do vinho.
  • Miguel Magos
    11 jan, 2018 aroeira 19:06
    Deixem-se de estupidez e vejam a realidade O canabis é uma planta medicinal senhores deputados do PCP do CDS e PSD Basta de ignorância politica.
  • Fernando Gouveia
    11 jan, 2018 Chambesy 18:49
    Uns charrinhos nesses inúteis da assembleia era capaz de fazer-lhes bem. Podia ser que nos começassem a governar como deve ser.
  • bobo
    11 jan, 2018 lisboa e outra 17:57
    Querem é charros
  • José
    11 jan, 2018 Lisboa 17:55
    É um crime contra a humanidade privar as pessoas do uso de substâncias, que a natureza criou, que podem aliviar as suas doenças e que já contam com o apoio de uma grande parte da classe médica.
  • antonio
    11 jan, 2018 lisboa 16:59
    Perante um chumbo iminente, baixa de categoria, portanto rodeia-se a votação...

Destaques V+