Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Uso de canábis para fins medicinais com aprovação “difícil”

10 jan, 2018 - 21:45 • Susana Madureira Martins

Projectos de lei do Bloco de Esquerda e do PAN são debatidos esta quinta-feira no Parlamento e prevêem a autorização de autocultivo da planta de canábis.

A+ / A-

O Parlamento debate esta quinta-feira dois projectos de lei que permitem a utilização de canábis para fins medicinais: um do Bloco de Esquerda e outro do partido Pessoas Animais e Natureza (PAN), de que faz parte também a autorização de autocultivo daquela planta mediante receita médica.

Os dois diplomas são muito semelhantes e, nalguns casos, a formulação do articulado é mesmo idêntica. Ambos prevêem a possibilidade de “plantar, adquirir e consumir a planta da canábis para fins medicinais” e exigem que a prescrição do uso desta planta seja feita mediante receita médica, em “formulário próprio” ou “especial”.

Nos dois textos consta ainda que da prescrição deve constar a “identidade do médico, do utente, qual a substância a consumir a administração e a quantidade” e a exigência de a aquisição ser feita em farmácia.

Os dois projectos prevêem também a autorização para autocultivo da canábis, sempre com fins medicinais e nas quantidades estritamente receitadas pelo médico.

Diferente e, sobretudo mais cauteloso, é o projecto de resolução do PCP, que recomenda ao Governo que actualize o estudo científico dos efeitos de consumo de canábis na saúde dos cidadãos, que avalie as vantagens clínicas da utilização da planta para fins terapêuticos e reforce o investimento público na prevenção do uso nocivo de canábis.

No projecto de resolução do PCP é sublinhado que, neste momento, já é comercializado e autorizado pelo Infarmed um medicamento à base de canábis - o Sativex - para melhorar os sintomas relacionados com a esclerose múltipla ou a rigidez muscular, um dos motivos que justifica as reservas dos comunistas em acompanhar os projectos do Bloco de Esquerda e do PAN.

A canábis pode fazer bem à saúde?
A canábis pode fazer bem à saúde?

O Bloco de Esquerda já tinha tornado público que queria apresentar um segundo projecto de lei para permitir o consumo de canábis para fins recreativos, incluindo a venda em clubes sociais e “coffee shops”, mas assumidamente os bloquistas optaram por apresentar agora apenas o diploma de consumo para fins terapêuticos para aumentar a hipótese de aprovação.

Aprovação? É “difícil”

A aprovação ou o chumbo dos diplomas do Bloco de Esquerda e do PAN está, na prática, nas mãos do PCP.

O diploma dos comunistas deverá ser viabilizado, já que tem o apoio das bancadas do PSD e do CDS. Os partidos de direita consideram ser este um texto mais cauteloso, já que pede a avaliação dos eventuais malefícios da canábis.

Já os projectos do Bloco de Esquerda e do PAN é mais improvável que venham a ser aprovados, uma vez que têm chumbo certo do PSD e do CDS e o PCP admite ser “muito difícil” votar a favor ou abster-se, sobretudo por causa da autorização de autocultivo, considerando os comunistas que aqueles dois projectos podem significar a antecâmara para o uso recreativo da canábis.

Quanto ao PS, os deputados têm liberdade de voto, mas a direcção da bancada parlamentar, liderada por Carlos César, já fez saber que irá votar a favor dos projectos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • frs
    11 jan, 2018 lx 13:18
    FILIPE -> que comentário ignorante. FRANÇOIS QUIJANO -> 1º não se tem de fumar a canabis para colher os benefícios da mesma. 2º a canabis tem dois componentes a THC (psicotrotípico) e o CBC(anti-inflamatorio e anti-viral) já existem produtos no mundo que tem os dois componentes ou só um. podendo o utilizador escolher qual se adapta melhor a sua vida. a minha opinião sobre a Canabis, para mim este debate faz me lembrar os debates sobre a Homosexualidade e sobre o aborto. tanto que os argumentos para a criminalização são os mesmos ("isso vai destruir a proxima geração"), mas como nos casos referidos são só os velhos do Restelo a bradar aos ventos que não vêm os benefícios que trará ao Pais a legalização. quer monetária quer de liberdades pessoais.
  • bertoldo
    11 jan, 2018 Baixa da Banheira 12:22
    Os "palermas" do PCP aliados à direitalha!!! Agora digo eu: "A Luta continua!".
  • Sai palha
    11 jan, 2018 Lisboa 10:23
    A Pafioseira vai votar contra porque tem receio que o Farsola tenha uma recaída.
  • François Quijano
    11 jan, 2018 Roliça 08:50
    Parece que a nova geração no Poder melhor sabe do que a geração minha de que está a falar em que toca ao cannabis. Por experiência própria, talvez. Faço aos entendidos duas perguntas ingénuas: será que o cannabis não tem também componentes tão perigosos como os que se ingerem com o tabaco ? Não terá o tabaco também efeitos terapêuticos? Bom dia, boa saúde.
  • Pedro Jesus
    11 jan, 2018 Sintra 00:16
    O ser humano está a redescobrir a planta mais versátil do mundo. Que foi proibida a nível mundial em grande parte, culpa de uns Americanos com interesses económicos. E agora uma planta que poderia ser utilizada como uma mezinha assim como quem toma uma aspirina ou algo caseiro que a avó preparava para nos sentirmos melhores... Tem de escolher... ilegalmente vivo Ou legalmente morto! Bem Hajam PAZ
  • Filipe
    10 jan, 2018 évora 22:15
    É droga e ponto final , não se tolera existir lei para meia dúzia de dementes pensarem que o cérebro cura-se com droga deste tipo , para depois no meio disto aparecerem oportunistas munidos com atestados falsos , o que por aí existe mais ... alegarem a fim de contornarem a justiça que plantam e tomam para curar o que não é curável e assim passarem o tempo drogados sem ressacarem ou tomarem metadonas e afins ... ou então o objetivo será atrair todos os criminosos do Mundo a virem passar as reformas da sua vida banhados em charutos atacados de droga .

Destaques V+