Tempo
|
A+ / A-

PS a favor das leis sobre uso terapêutico de canábis, mas dá liberdade de voto

10 jan, 2018 - 15:54

CDS-PP vota contra os projectos de lei do BE e do PAN, enquanto PSD, PCP e PEV não informaram sobre o seu sentido de voto, pelo que é impossível antecipar o resultado da votação.

A+ / A-

O PS é favorável aos dois projectos de lei do BE e do PAN sobre uso de canábis para efeitos terapêuticos, em debate na quinta-feira, no parlamento, mas vai dar liberdade de voto aos seus deputados.

A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte da direcção da bancada do PS, na véspera do debate dos dois diplomas, na Assembleia da República.

À direita, o CDS-PP já anunciou o seu voto contra e o PSD não disse ainda como vai votar.

À esquerda, PCP (15 deputados) e PEV (dois deputados) também não informaram sobre o seu sentido de voto.

As bancadas do PS, do PSD e do PCP têm previstas reuniões de bancada na quinta-feira de manhã.

Com estes dados, é impossível antecipar o resultado.

A votação pode, assim, ser muito renhida e incerta devido às divisões tradicionais nestas matérias no PS, mas também noutras bancadas, como a do PSD.

Se o PSD se juntar ao CDS-PP no voto contra (107 votos ao todo), PS, BE e PAN precisariam de pelo menos 108 votos para fazer passar o diploma, dado que têm, no máximo, 106.

Nesse caso, e contando com eventuais divisões nos socialistas, o voto dos 15 deputados do PCP seriam decisivos para o resultado.

Os diplomas do Bloco de Esquerda e do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) prevêem que a prescrição da canábis seja feita através de receita médica, identificando-se o médico e o doente, e que seja fornecida numa farmácia.

Os dois projectos admitem, igualmente, o auto cultivo da planta, em quantidade limitada e pelo paciente, mediante autorização das entidades oficiais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Jesus
    10 jan, 2018 Sintra 17:56
    Antes pelo contrário amigo... se fosse legal haveria menos crime, mais filhos pois até ajuda e muito nesse sentido! E mais qualidade de vida e saúde pública. As pessoas estão mal informadas, aproveito para ajudar nesse sentido. Consultem por exemplo: www.cannativa.pt Bem Hajam e muita PAZ
  • Geronimo
    10 jan, 2018 lisboa 17:38
    Devagar devagarinho vao fazendo o seu caminho.Mais droga menos filhos ,mais crime ,Já n chegava o álcool . o tabaco e outras dependências ,redes sociais,jogos ,casino on line etc agora é só mais uma droga e felizes e contentes vamos deixando de ser gente.

Destaques V+