Tempo
|
A+ / A-

Coreia do Norte reabre linha telefónica com o Sul

03 jan, 2018 - 09:10

Esta decisão de Pyongang surge um dia depois de Seul propor novas conversações.

A+ / A-

A Coreia do Norte reabriu o canal de comunicação com a Coreia do Sul. Trata-se de uma linha telefónica na fronteira, no paralelo 38, que divide os dois países.

A televisão oficial "KCTV da Coreia do Norte declarou que o Norte ia reabrir esta quarta-feira o canal de comunicação com o Sul às 15h30 (6h30 em Lisboa)", disse um porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano.

Este anúncio surge um dia depois de a Coreia do Sul ter proposto ao Norte a realização de negociações de alto nível sobre a possibilidade de cooperação nos Jogos Olímpicos de inverno, que vão decorrer em Fevereiro, no Sul.

Na segunda-feira, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, tinha sugerido o envio de uma delegação do Norte aos Jogos Olímpicos de PyeongChang.

Do lado do Norte, o chefe da comissão para a reunificação pacífica da Coreia, Ri Son-gwon, disse à televisão oficial norte-coreana que Kim "tinha saudado" o apoio do Sul à sua proposta, de acordo com o Ministério da Unificação sul-coreano, que monitoriza os meios de comunicação de Pyongyang.

Na mensagem de Ano Novo, difundida na segunda-feira, Kim Jong-un afirmou que Norte e Sul deviam reunir-se para debater e negociar a presença de uma delegação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de Inverno.

No mesmo discurso, o líder voltou a ameaçar os Estados Unidos e indicou que o país tinha completado o programa nuclear. "O botão nuclear continua na minha secretária. Não se trata de uma chantagem, mas da realidade", declarou.

Em resposta, Seul propôs a realização de conversações de alto nível, a 9 de Janeiro, em Panmunjom, na fronteira entre os dois vizinhos e onde foi assinado o armistício da Guerra da Coreia (1950-53).

De acordo com o ministro da Unificação sul-coreano, Cho Myoung-gyon, trata-se de debater a participação da Coreia do Norte nos jogos de PyeongChang e "outras questões de interesse mútuo para melhorar as relações intercoreanas".

Os dois únicos atletas norte-coreanos qualificados para os Jogos Olímpicos de PyeongChang, na modalidade patinagem artística, são Ryom Tae-ok e Rim Ju-ik.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DITADURA PURA E DURA
    03 jan, 2018 Lx 10:22
    Sempre poderiam fazer uma extensão da linha telefónica para as sedes do PCP e do BE em Portugal pois é preciso o aval destes boçais para a negociação, caso contrário fazem greves em Portugal...O povo unido jamais será vencido e cantar-se-á a Grândola Vila Morena...

Destaques V+