Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Líder supremo culpa “inimigos do Irão” pela vaga de protestos

02 jan, 2018 - 18:40

Número de mortos aumenta para 21. Centenas de pessoas foram detidas em todo o país desde o início das manifestações.

A+ / A-
Porque é que os iranianos estão em protesto?
Porque é que os iranianos estão em protesto?

O líder supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, diz que as manifestações violentas dos últimos dias são responsabilidade dos inimigos do país.

Ali Khamenei acusa os “inimigos do Irão” de utilizarem “dinheiro, armas, política e serviços de informação” para criar problemas à República Islâmica.

Foi a primeira reacção do líder supremo do Irão à onda de manifestações no país, que começou na passada quinta-feira, 28 de Dezembro.

Ali Khamenei não referiu os nomes dos “inimigos do Irão”, mas o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional, Ali Shamkhani, acusou Estados Unidos, Reino Unido e Arábia Saudita de estarem por detrás das manifestações violentas contra o Governo.

Desde quinta-feira, já morreram pelo menos 21 pessoas em confrontos registados em várias cidades.

Mais de 450 manifestantes foram detidos em Teerão e várias centenas noutras zonas do país.

O aumento dos preços, as políticas do Governo e o papel dos líderes religiosos do país são os motivos da onda de protestos no Irão, a maior desde 2009.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+