Tempo
|
A+ / A-

Coreias vão retomar conversações

02 jan, 2018 - 10:01

Os Jogos Olímpicos de Inverno deverão servir de pontapé de saída para o diálogo entre o Norte e o Sul da península.

A+ / A-

O Governo sul-coreano propôs esta terça-feira ao vizinho do Norte realizar conversações oficiais a 9 de Janeiro sobre a cooperação nos Jogos Olímpicos de Inverno, que se vão realizar em Fevereiro na Coreia do Sul.

A primeira reunião pode servir de pretexto para aproximar os dois lados, depois de, durante a mensagem de Ano Novo, o líder norte-coreano ter aberto, pela primeira vez, a porta do diálogo com o Sul, admitindo até a participação de atletas naquela competição.

Na resposta, Seul sugeriu o dia 9 para iniciar negociações de alto nível, com o primeiro encontro a acontecer na aldeia de Panmunjom, na fronteira entre os dois países.

“Esperemos que Sul e Norte se possam sentar frente a frente para debater a participação da Coreia do Norte nos jogos de PyeongChang, tal como outras questões de interesse mútuo para melhorar as relações intercoreanas”, declarou ministro da Unificação sul-coreano, Cho Myoung-gyon, numa conferência de imprensa.

Os Jogos Olímpicos de Inverno vão decorrer entre 9 e 25 de Fevereiro.

Na mensagem de Ano Novo, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, voltou a ameaçar os Estados Unidos e indicou que o país tinha completado o programa nuclear.

No ano passado, a Coreia do Norte realizou um sexto teste nuclear e lançou três mísseis balísticos intercontinentais, no âmbito do desenvolvimento dos programas nuclear e de armas, levando a ONU a agravar as sanções contra o país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+