Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump defende que "é tempo de mudança no Irão"

01 jan, 2018 - 15:03

Uma onda de manifestações em várias cidades do Irão, iniciada na quinta-feira, provocou pelo menos 12 mortos e mais de 200 detidos.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente norte-americano, Donald Trump, apela a uma mudança no regime iraniano na sequência dos protestos dos últimos dias.

Numa mensagem publicada esta segunda-feira na rede social Twitter, Donald Trump diz que "o Irão está a falhar a todos os níveis, apesar do mau acordo celebrado com a administração Obama”.

“O grande povo do Irão foi reprimido e tem fome de liberdade. É tempo de mudança”, defende o Presidente dos Estados Unidos.

Uma onda de manifestações em várias cidades do Irão, iniciada na quinta-feira, provocou pelo menos 12 mortos e mais de 200 detidos.

Na resposta à maior vaga de protestos desde 2009, o Presidente do Irão, Hassan Rouhani, referiu que o povo tem têm o direito de protestar e de criticar o Governo, mas que as suas acções não devem gerar a violência ou prejudicar a propriedade pública.

“Eles podem expressar-se. São livres de o fazer. Contudo, se um grupo quer vandalizar propriedade privada ou criar o caos na sociedade, interrompendo a paz, o Governo - definitivamente - não o irá tolerar, nem o povo. A população quer tranquilidade e segurança, ao mesmo tempo que pode expressar-se livremente. Sim, claro. Se houver problemas, as pessoas podem expressar as suas preocupações, alto e bom som”, declarou o líder iraniano.

Desde quinta-feira que o Irão está a ser palco de uma onda de manifestações de contestação ao Governo.

Milhares de pessoas saíram às ruas de várias cidades para protestar contra o aumento dos preços, as políticas do executivo e os líderes religiosos da República Islâmica.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+