Tempo
|
A+ / A-

Algarve

Dezenas de pessoas salvam baleia em Monte Gordo

01 jan, 2018 - 13:04

Esforços para devolver o cetáceo ao mar foram bem sucedidos. Animal esteve encalhado durante cerca de quatro horas.

A+ / A-

Uma baleia encalhou esta segunda-feira na praia de Monte Gordo, no Algarve.

O animal foi detectado cerca das 9h00 e pelas 13h20 foi devolvido com vida ao mar, avança a SIC.

As autoridades vão agora continuar a acompanhar o cachalote para garantirem que não volta à praia.

Cerca de 20 pessoas estiveram envolvidas nos esforços para devolver a baleia ao mar.

O cachalote tem entre oito e nove metros de comprimento.

As operações estão a ser coordenadas pela Polícia Marítima e contam com o apoio de vários populares e de uma bióloga marinha.

[notícia actualizada às 13h28]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 01 jan, 2018 aldeia 21:01
    Ainda há Gente boa......um esforço colectivo bem sucedido,e tudo acabou bem par o pobre cetáceo,que provavelmente não escaparia a uma morte antecipada.
  • Ora, diga?!
    01 jan, 2018 Lisboa 16:40
    Não terá importância, eventualmente, para a sua pessoa. Quanto a nível cultural e elaboração de pensamento, recomendo-lhe que "levante âncora" e emigre para junto do sr. Trump. Pelo discurso, parecem-me não só semelhantes, como altamente compatíveis!
  • Hugo Ferreira
    01 jan, 2018 Sintra 15:36
    Caro Miguel Reis, um cachalote é mesmo uma baleia, tanto que em inglês se chama "sperm whale" e é a maior baleia com dentes. Aliás é o maior animal alguma vez vivo com dentes. Convêm lembrar também que é um mamífero e não um peixe para o caso de não saberem ou não se lembrarem. Pelo tamanho parecia um juvenil, talvez perdido porque não há registo de haver cachalotes adultos desorientados em praias.
  • No país da diversão
    01 jan, 2018 Lisboa 15:16
    O "Ora, diga" ou é vegetariano ou então alguns seres vivos são mortos para ele comer! Depois eu não disse que era contra salvar seres vivos, eu disse que o que aconteceu não tinha importância para ser noticia e só a ignorância explica que não me compreendam. Até porque haverá factos importantes que não são notícia, mas este foi! A cultura do povo é um dos grandes problemas do país.
  • Jose Manuel Oliveira
    01 jan, 2018 Porto 15:09
    Bonito o que foi feito sinal que a solidariedade existe. Bom ano.
  • Salamandro
    01 jan, 2018 Baleal 15:07
    O que era mesmo diversão era o NO PAIS DA DIVERSÂO aparecer-lhe uma baleia no prato da sopa!... Issoooo é que era diversão!. Assim uma simples baleia dar à costa é mesmo não ter mais nada para se falar... Até porque todos os dias dá uma baleia à costa... Isto para nós é banal. Ainda ontem fiz surf numa baleia na Costa da Caparica. Eu nem sei se esta baleia não estava combinada com os gajos da SIC, da TVI e da RTP. E isso sim é que é grave!... Morte às baleias não achas oh NO PAIS DA DIVERSÂO?
  • Maria
    01 jan, 2018 Porto 14:44
    Parabéns aos voluntários!
  • Ora, diga?!
    01 jan, 2018 Lisboa 14:43
    Acha que salvar um ser vivo é diversão?! Pois eu acho excelente, não só a notícia, como também, e acima de tudo, o acto de salvar. Parabéns às pessoas de Monte Gordo!
  • mine mendes
    01 jan, 2018 queluz 14:21
    coitada da minha sogra
  • No país da diversão
    01 jan, 2018 Lisboa 13:56
    No país da diversão vale quase tudo para desviar a atenção do essencial e manipular as pessoas. Mais um exemplo de mau jornalismo. Qual o interesse disto? Será para quem não tem nada que fazer ir lá ver! A imprensa não pode nem deve publicar tudo o que acontece, apenas o que é importante. Mas os grandes culpados deste tipo de jornalismo da diversão são o povo que compactua com isto e ainda gosta de ser manipulado!

Destaques V+