Tempo
|
A+ / A-

Foram assassinados 23 agentes pastorais da Igreja Católica em 2017

28 dez, 2017 - 13:45 • Ecclesia

O continente americano continua a ser o que regista mais mortes de agentes pastorais, seguido de África.

A+ / A-

A agência Fides, do Vaticano, revelou esta quinta-feira que 23 agentes pastorais da Igreja Católica foram assassinados em 2017, um número marginalmente inferior ao de 2016 (28 pessoas).

Os casos referem-se às mortes de 13 sacerdotes, um religioso, uma religiosa e oito leigos.

O relatório anual observa que estes números são “a ponta do icebergue” em relação à perseguição contra agentes pastorais e estruturas católicas no mundo.

Pelo oitavo ano consecutivo, o maior número de mortes registadas pela Fides aconteceu na América, onde houve 11 assassinatos; a África registou 10 mortes e a Ásia duas.

O elenco refere-se não só aos missionários, mas a todo o pessoal eclesiástico que faleceu de forma violenta ou que sacrificou a sua vida, consciente do risco que corria.

A agência de notícias sublinha que a maior parte das mortes aconteceu após “tentativas de assaltos” violentos.

Segundo os dados da agência do Vaticano para o mundo missionário, entre 2000 e 2016 foram mortos mais de 424 agentes pastorais da Igreja Católica, incluindo cinco bispos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+