Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Atentado contra xiitas mata dezenas de estudantes no Afeganistão

28 dez, 2017 - 09:30

Ataque em Cabul ainda não foi reivindicado, mas suspeita-se do ramo afegão do autodenominado Estado Islâmico.

A+ / A-
Atentado contra xiitas faz mais de 30 mortos no Afeganistão
Atentado contra xiitas faz mais de 30 mortos no Afeganistão

Um atentado suicida fez pelo menos 40 mortos e 30 feridos esta quinta-feira de manhã, na capital do Afeganistão.

O ataque visou um centro cultural xiita e os escritórios de uma agência de notícias independente, também com ligações xiitas. No Centro Cultural e Social Tabian decorria uma conferência sobre o 38.º aniversário da invasão do Afeganistão por parte dos soviéticos, e segundo testemunhas a maioria dos presentes eram estudantes.

Em declarações à agência Reuters, um dos jornalistas da agência Voz Afegã, que foi um dos alvos do atentado, disse que parece ter havido mais do que uma explosão. Pelo menos um dos jornalistas da agência morreu e dois ficaram feridos.

A agência e o centro cultural localizam-se na parte Oeste de Cabul, uma área com uma grande presença de xiitas. Este ramo do Islão é, contudo, minoritário no Afeganistão, que é de maioria sunita. Os sunitas, sobretudo os de tendência extremista, consideram que os xiitas não são verdadeiros muçulmanos e em grande parte do mundo islâmico existe uma situação de conflito entre as duas correntes.

O Presidente do Afeganistão apelidou este ataque de “imperdoável” e prometeu tudo fazer para acabar com os grupos terroristas que continuam a aterrorizar a vida dos afegãos. Com o apoio de ataques aéreos americanos, as forças armadas do Afeganistão têm conseguido importantes avanços contra os jihadistas que pretendem um regresso aos tempos em que o país era dominado pelos taliban, mas os atentados nas principais cidades continuam.

Os Taliban já negaram envolvimento neste ataque, pelo que as atenções recaem sobre o ramo afegão do Estado Islâmico que tem levado a cabo vários ataques desta natureza nos últimos meses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+