Tempo
|
A+ / A-

Papa Francisco pede inquérito sobre polémica no Vaticano

22 dez, 2017 - 17:18

Em causa estarão fundos movidos pelo cardeal Maradiaga, das Honduras, um conselheiro próximo de Francisco

A+ / A-

A revista italiana "L’Espresso" publica esta sexta-feira uma controvérsia que envolve o cardeal hondurenho Óscar Rodriguez Maradiaga. O artigo, com o título “Cardeal com 35 mil euros por mês: novo escândalo no Vaticano”, é assinado por Emiliano Fittipaldi, conhecido pelas suas investigações polémicas sobre escândalos na Igreja.

Segundo este artigo, o actual arcebispo de Tegucigalpa e coordenador do C9 – o conselho dos nove cardeais que ajudam o Papa Francisco na reforma da cúria, desde a sua eleição em 2013 – terá recebido durante anos, mensalmente, da Universidade Católica das Honduras, 35 mil euros por mês. Com um suplemento em Dezembro ascenderia à totalidade de 54 mil euros.

Além disso, o cardeal também está a ser investigado pelo tribunal de contas hondurenho por movimentar grandes somas de dinheiro e fazer investimentos milionários em instituições financeiras de Londres, nomeadamente na “Leman Wealth Management”. As verbas teriam circulado através de duas fundações presididas pelo Cardeal Maradiaga.

A arquidiocese de Tegucigalpa já reagiu através do padre Carlos Rubio que, em declarações à agência "ACI Prensa", recusa as acusações, explicando que a Universidade católica apoia economicamente “todos os bispos, e não apenas o cardeal, para ajudar as dioceses” e que o apoio que recebem “é para as dioceses e não para uso pessoal”. E acrescenta: “Não há dúvida que o primeiro administrador é o bispo, mas isso não quer dizer que seja corrupção”.

Sobre este facto, o Papa Francisco terá pedido um inquérito, cujo relatório já terá lido, mas cujo conteúdo ainda não foi tornado público

Um outro motivo de polémica, nesta arquidiocese, refere-se ao bispo auxiliar monsenhor Juan José Pineda, acusado de “operações financeiras de grande envergadura, sem justificação válida” e “gastos pessoais com amigos íntimos”, de modo especial um seu “assistente”, com quem vive.

O diário hondurenho "Confidencial HN" revelou, entretanto, que há um ano já tinha publicado uma denúncia semelhante, baseada num relatório assinado por leigos e membros do clero a questionar as movimentações de dinheiro entre a Universidade Católica, o cardeal Maradiaga e o seu bispo auxiliar Juan Pineda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+