Tempo
|
A+ / A-

​Anunciado pacto para a Justiça no arranque de 2018

21 dez, 2017 - 11:57

Documento vai ser assinado pelos representantes dos juízes, advogados, solicitadores, funcionários judiciais e magistrados do Ministério Público.

A+ / A-

Os operadores judiciários prometem firmar um pacto para a Justiça na primeira semana de 2018.

Em comunicado, os signatários explicam que desde o apelo lançado por Marcelo Rebelo de Sousa, na abertura do ano judicial de 2016, têm estado a trabalhar nesse sentido.

“A Associação Sindical dos Juízes Portugueses, a Ordem dos Advogados, a Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução, o Sindicato dos Funcionários Judiciais e o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público informam que realizarão as reuniões finais destes trabalhos nos próximos dias 4 e 5 de Janeiro, em Tróia”, lê-se na nota.

O comunicado refere que o pacto a ser anunciado tem em vista a “melhoria do sistema de justiça”.

O pacto para a Justiça foi proposto pelo Presidente da República tanto aos operadores judiciários como aos partidos políticos. A ideia proposta por Marcelo Rebelo de Sousa pretendia “colocar a Justiça como prioridade política”.

A metodologia sugerida pelo presidente passava por ”um denominador mínimo entre os operadores judiciários”, antes de chegar aos partidos políticos.

Uma das questões que tem dividido os vários operadores judiciários é a chamada “colaboração premiada” ou “delação premiada”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sorria-se
    21 dez, 2017 Lisboa 14:06
    A Justiça nem lá vai com 350 pactos.

Destaques V+