Tempo
|
A+ / A-

​Trabalhadores da Autoeuropa querem aumentos mínimos de 50 euros

19 dez, 2017 - 16:14 • Ana Carrilho

Caderno reivindicativo prevê aumentos de 6,5%, passagens aos quadros e garantia de não haver despedimento colectivo.

A+ / A-

Aumentos de 6,5%, com um mínimo de 50 euros. É a proposta de aumento salarial que a comissão de trabalhadores (CT) da Autoeuropa deverá apresentar à administração e a que a Renascença teve acesso. É esta a proposta dos trabalhadores para um acordo a vigorar retroactivamente desde Outubro deste ano até ao fim de Setembro de 2018.

Este é um dos pontos do caderno reivindicativo que vai ser apresentado aos trabalhadores nos seis plenários marcados para quarta-feira e madrugada de quinta-feira.

Nestes plenários, a comissão de trabalhadores deverá dar conta dos resultados da reunião que teve na terça-feira com a administração da Autoeuropa sobre as alterações aos horários de trabalho. A reunião reatou as negociações entre as duas partes, depois da intervenção do Ministério do Trabalho.

Para a CT, a subida salarial enquadra-se numa conjuntura de recuperação do poder de compra a nível nacional e na perspectiva de um significativo aumento da produção na unidade de Palmela, o que também permitirá o crescimento do emprego.

A CT da Autoeuropa quer que todos os trabalhadores que a 1 de Janeiro estejam com contrato a termo há mais de 12 meses passem imediatamente a efectivos. Por outro lado, a empresa deverá comprometer-se a não fazer qualquer despedimento colectivo até 31 de Dezembro de 2019.

Em caso de necessidade, empresa e comissão de trabalhadores deverão trabalhar para encontrar a melhor solução, defende a CT.

O caderno reivindicativo apresenta ainda várias questões relacionadas com benefícios para os trabalhadores e famílias.

Os trabalhadores já rejeitaram dois pré-acordos realizados por comissões de trabalhadores diferentes. Na semana passada, a administração decidiu unilateralmente implementar um novo modelo de horário para vigorar a partir do final de Janeiro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • macid
    19 dez, 2017 lisboa 20:23
    eu também quero
  • Para os velhos...
    19 dez, 2017 Setubal 19:55
    Parece que os portugueses de coragem foram todos nas caravelas. Cá ficaram os velhos do Restelo, covardes ovelhas de rebanho. Que futuro esperam deixar para os vossos descendentes? Tudo como sempre foi, povo pobrezinho e manso do Sul da Europa? Ou vamos procurar ser Europeus de pleno valor. Se vivem com medo, não comentem desrespeitosamente aqueles que tem a ousadia e coragem de pensar em melhor, para si e para as gerações vindouras. Quando foi que o meu povo se tornou covarde e servil? ass. JM
  • Para os velhos...
    19 dez, 2017 Setubal 19:50
    Parece que os portugueses de coragem foram todos nas caravelas. Cá ficaram os velhos do Restelo, covardes ovelhas de rebanho. Que futuro esperam deixar para os vossos descendentes? Tudo como sempre foi, povo pobrezinho e manso do Sul da Europa? Ou vamos procurar ser Europeus de pleno valor. Se vivem com medo, não comentem desrespeitosamente aqueles que tem a ousadia e coragem de pensar em melhor, para si e para as gerações vindouras. Quando foi que o meu povo se tornou covarde e servil? ass. JM
  • Nortenho
    19 dez, 2017 Porto 19:38
    Não deixem que a AutoEuropa se desloque para fora do país. Que venha para o norte onde há aeroporto, terminal marítimo e boas auto estradas, e o Porto é a cidade do trabalho. Os autarcas do norte que estejam atentos a está possibilidade.
  • Carlos
    19 dez, 2017 Porto 19:31
    Opções...têm uma semana inteira para meditar...
  • RDVM
    19 dez, 2017 Braga 18:16
    Trabalhadores da Autoeuropa : Cuidado com as vossas exigências! Querer aumentos de 50€ não lembra a ninguém ! Qual é a empresa que se pode dar ao luxo de dar esses aumentos ^? Só na cabeça do irresponsável da CGTP !!!! Qualquer dia, com tantas exigências, ainda é deslocada a empresa e depois ? A CGTP paga-vos........... não é ? JUÍZO !!!!!!!
  • kaneko
    19 dez, 2017 cuba 18:12
    Empalem cada vez mais a admin. da VW com cada vez mais exigências até ao momento em que ela dá um murro na mesa e manda deslocalizar a unidade. Aí vamos assistir a uma grande vitória do PCP/CGTP.
  • 19 dez, 2017 17:20
    A Volkswagen que deslocalize mas é a porcaria da fábrica. Pode ser que as pessoas acordem com o choque. Afinal não precisamos de 1.600 milhões de euros... somos podres de ricos. Os alemães e franceses esses sim é que precisam de dinheiro e emprego nós não somos podres de ricos... O t roc que seja produzido lá... Já eu que gosto de trabalhar irei emigrar quando acabar a faculdade.
  • 19 dez, 2017 LX 17:20
    E fazem muito bem! Mesmo com o "dieselgate" a VW tem lucros fabulosos!
  • Rodericum
    19 dez, 2017 Braga 17:18
    Há certamente riscos, mas a decisão é dos trabalhadores. Há que valorizar a coragem de lutar, atitude rara hoje em dia.

Destaques V+