Tempo
|
A+ / A-

ONU analisa projecto que quer rejeitar decisão dos EUA sobre Jerusalém

16 dez, 2017 - 22:20

O projecto de resolução, que foi proposto pelo Egipto, poderá ser votado já na segunda-feira.

A+ / A-

O Conselho de Segurança das Nações Unidas está a analisar um projecto de resolução que visa rejeitar a decisão do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como capital oficial de Israel.

O texto, a que a agência de notícias AFP teve acesso, pede, nomeadamente, que a decisão unilateral tomada pelos Estados Unidos seja revogada.

O projecto de resolução, que foi proposto pelo Egipto, poderá ser votado já na segunda-feira.

Donald Trump anunciou no passado dia 6 que os Estados Unidos reconhecem Jerusalém como capital de Israel e que vão transferir a sua embaixada de Telavive para Jerusalém, contrariando a posição da ONU e dos países europeus, árabes e muçulmanos, assim como a linha diplomática seguida por Washington ao longo de décadas.

Os países com representação diplomática em Israel têm as embaixadas em Telavive, em conformidade com o princípio, consagrado em resoluções das Nações Unidas, de que o estatuto de Jerusalém deve ser definido em negociações entre israelitas e palestinianos.

A decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel ateou a cólera dos palestinianos, levou a manifestações em países muçulmanos e mereceu a reprovação, quase unânime, da comunidade internacional.

O projecto de resolução realça que o estatuto de Jerusalém "deve ser resolvido através da negociação" e "lamenta profundamente" as recentes decisões tomadas, sem mencionar os Estados Unidos.

O texto refere também que "toda a decisão ou acção visando alterar o carácter, estatuto ou a composição demográfica" sobre Jerusalém "não tem força legal, é nulo, não válido e deve ser revogado".

Os diplomatas admitem que os Estados Unidos possam usar o seu direito de veto para bloquear esta resolução que deveria receber o apoio dos restantes 14 membros do Conselho de Segurança.

Israel ocupa Jerusalém Oriental desde 1967 e declarou, em 1980, toda a cidade de Jerusalém como a sua capital indivisa.

A anexação nunca foi reconhecida pela comunidade internacional e os palestinianos consideram a parte ocidental de Jerusalém como a capital do seu futuro Estado.

Em 1980, o Conselho de Segurança da ONU adoptou uma resolução declarando que "todas as medidas e acções legislativas e administrativas tomadas por Israel, potência ocupante, que visem modificar o carácter e o estatuto da Cidade Santa de Jerusalém não têm nenhuma validade jurídica".

Os Estados Unidos abstiveram-se nessa votação.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ceifadores
    17 dez, 2017 ceifadores.com.br 13:02
    Maria = Filhinhos amados! O que ainda resta de consolo, para com Meu Santo Filho Jesus, sois vós. Ah! Se não fosse a vossa adoração ao Santíssimo Sacramento, e com o respeito que vêm dando, este planeta já teria virado numa bola de fogo, porque as ofensas são demais, e o desprezo, pelo Único Justo, vem ocorrendo de uma forma assustadora. Seu inimigo quer uma batalha sangrenta, custe o que custar. No povo árabe, o sangue vem fervendo a muito tempo; na Palestina, a paz está comprometida; e em Israel, da maneira como está, eles preferem se oferecer como suicidas. Mas, os países norte americanos não concordam, porque, para sua economia, será uma catástrofe, onde o dólar perderá sua força. Então, ligados com outros países, enfrentarão, para pôr um fim nisto tudo. Mas, este fim será para eles, e um começo bom para os filhos ilustres que vêm dando o máximo de respeito ao Meu Santo Filho Jesus Sacramentado.

Destaques V+