Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal sai do "lixo". Fitch melhora rating em dois níveis

15 dez, 2017 - 21:10

"É o reconhecimento das opções de política económica do Governo português", afirma o ministro das Finanças.

A+ / A-
Mário Centeno. "A dívida portuguesa passou mais um teste"
Mário Centeno. "A dívida portuguesa passou mais um teste"

A agência de notação financeira Fitch retirou Portugal da categoria "lixo". A melhoria do rating nacional foi anunciada esta sexta-feira à noite.

A Fitch subiu a classificação da dívida da República Portuguesa em dois escalões, de BB+ para BBB.

"Nunca antes uma das três principais agências de rating tinha decidido, num só momento, aumentar em dois escalões a avaliação da dívida soberana portuguesa", destaca o Ministério das Finanças, em comunicado.

A Fitch é a terceira agência de notação a elevar o rating da dívida soberana portuguesa acima do nível de "lixo", depois da Standard and Poor’s e da DBRS.

“Esta classificação reflecte o trajecto de controlo da despesa pública e de melhoria da balança corrente. É o reconhecimento das opções de política económica do Governo português”, afirmou o ministro das Finanças, Mário Centeno, em comunicado.

“A magnitude sem precedentes desta reavaliação foi possível, como refere a agência, pela recente inflexão positiva e estrutural verificada em áreas chave. A robustez do crescimento desde meados de 2016; o dinamismo da criação de emprego e a queda do desemprego para 8,5%; o recente fortalecimento do setor financeiro; a perspetiva constante do cumprimento das metas orçamentais e a firme e sustentável redução da dívida pública que começou a ser registada no corrente ano”, destaca Mário Centeno.

A melhoria do rating tem impacto ao nível do alargamento da base de investidores na dívida do país e vai permitir a entrada da dívida em mais índices de dívida soberana, explicam as Finanças.

"Além de favorecer as condições de financiamento da República, esta avaliação favorece também as condições de financiamento das famílias e das empresas portuguesas", assinala o gabinente do ministro Mário Centeno.

Antes da decisão ser conhecida, o primeiro-ministro, António Costa, disse esta sexta-feira que "não ficaria surpreendido" se a Fitch acompanhasse o que outras agências de notação têm feito e "concluísse o óbvio", retirando Portugal do “lixo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • tudo isto
    19 dez, 2017 lx 13:10
    São espinhas cravadas nas gargantas dos direitolas! Mesmo assim ainda gritam com rouquidão e rezam para que tudo corra mal! Sacanagem do piorio! Para eles o que lhes interessa é a politica do quanto pior melhor!
  • guilherme
    18 dez, 2017 lisboa 11:30
    Ao guilherme e ao ó guilherme em 16 dez apesar do ataque a despropósito desejo-lhes umas Boas Festas.
  • ao guilherme
    16 dez, 2017 pt 15:19
    Cilada foi o que Passos e a sua comandita e acólitos, fizeram ao Marcelo!...Tenham juízo! E já agora quanto a aumento da divida vai esclarecer-te melhor, sobre quem a aumentou mais, em menos tempo!...O passado bem recente mostra isso!
  • ó guilherme
    16 dez, 2017 lx 15:14
    Larga a cassete! Adopta novas ferramentas porque a cassete já está em desuso!...Vocês, direitolas fundamentalistas, nem se querem convencer que são um Zero à esquerda! Troca de "universidade" pois a de Verão dos PSDs só serve para intoxicar as mentes! Em 4 anos de sufoco governamental a divida subiu 36%! Sabias? Ou isso não é dito naquela "universidade"?...Por acaso até está a ser com este governo que está a ser paga a divida, claro que dentro do que a economia vai permitindo! Recicla-te!
  • não há duvidas
    16 dez, 2017 lx 15:03
    A direita não pretende mais do que chafurdar no lixo e aproveitar-se dele para levar por diante os seus intentos para o empobrecimento dos que menos têm e para o enriquecimento daqueles que mais têm. Depois vêm com o discurso hipócrita que defendem os velhinhos e os mais carenciados, quando as medidas que aplicaram, foram as do assistencialismo miserabilista e não os da solidariedade, confundindo os dois pela pratica que utilizaram! Com a direita tivemos a prova, mais do que provada, que o país em 4 anos, aumentou à força, pela terapia aplicada pela direita, a pobreza para números que nunca tinham acontecido em democracia. Mandou emigrar milhares de portugueses, milhares academicamente bem qualificados e necessários ao país, destruiu milhares de famílias e de empresas, cortou às cegas, pensões e reformas, colocou velhos contra novos, públicos contra privados, gerando a desorganização social, destruiu serviços públicos e desinvestiu neles, com todas as consequências que se estão agora a fazer sentir, mas que, hipocritamente, mais uma vez, nos querem fazer convencer que não tem nada a ver com isso! Até têm o descaramento e a desfaçatez de virem afirmar que o que de bom está agora a acontecer tem a ver com o que fizeram! Tentam assim, levar à certa os incautos e ignorantes, chamando ao que fizeram, reformas! Se chamam a isso reformas, então não eram dessas reformas que os portugueses, precisavam, aliás como está agora bem à vista e demonstrado!...
  • guilheme
    16 dez, 2017 lisboa 14:23
    Isto é um espécie de cilada contra a qual Marcelo tem que estar atento.Nao corresponde a estabilidade , permite maior endividamento e novo colapso financeiro e a obrigar Portugal a vender os pucos ativos que ainda tem para pagar divida.Aproveitem para pagarem a divida global do estado que anda nos biliões.Sem uma criteriosa gestão vamos a caminho de nova bancarrota e já vao 3 em 40 anos todas PS.
  • A Cristas
    16 dez, 2017 port 13:56
    vem afirmar agora que é mérito do anterior (des)governo, pelas reformas que fez! RIDÍCULO! Isto é mesmo para rir à gargalhada! Deve estar a referir-se à reforma do do Estado, seu ex lider Portas, com meia duzia de páginas nunca tirou da gaveta! Este Pafosos devem pensar que somos todos estupidos e que andamos aqui a ser intoxicados com a lavagem que agora querem fazer da história de um governo de sufoco, de empobrecimento do país, do aumento da pobreza, pela incapacidade e infantilidade dos que que nos impingiram que não havia alternativas para uma saida "limpa"!
  • Rui
    16 dez, 2017 Lisboa 12:52
    Se os Xuxas são os únicos que metem o país no lixo mas são também os únicos que conseguem tirar o país do lixo para que serve a direita a não ser para vir xafurdar no lixo.
  • Eborense
    16 dez, 2017 Évora 11:50
    Tomem e embrulhem! Os xuxas meteram o País no lixo, mas os xuxas também tiraram o país do lixo. Só espero que estejamos algum tempo fora do lixo. Pelo menos, 2 ou 3 anos.
  • Embrulhem
    15 dez, 2017 Lisboa 23:51
    Coitados, do Farsola, da Marilu. do Montenegro, da Kristas e de toda a pandilha Pafiosa bem como dos seus escribas a soldo Gomes Ferreira, Camilo, Fernandes e tantos outros, bem como de todos os comissarios politicos Pafiosos mascarados de comentadores.

Destaques V+