Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Declarada a morte da neutralidade da internet nos EUA

14 dez, 2017 - 21:32 • Elsa Araújo Rodrigues

A Comissão Federal para as Comunicações revogou o princípio que obrigava os fornecedores de banda larga a tratarem da mesma forma todo o tráfego na internet.

A+ / A-

Veja também:


A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC na sigla em inglês) revogou a legislação que aproximava os fornecedores de internet do nível de exigência de outros prestadores de serviços considerados básicos, como a electricidade ou o gás.

A decisão foi votada esta quinta-feira e aprovada com três votos a favor do lado republicano e dois contra do lado democrata. Ajit Pai, o actual presidente da comissão, nomeado pela admistração Trump, declarou que a regovação "vai continuar a manter a internet livre como era até 2015 (ano em que Obama instaurou o princípio da neutralidade).

Nos Estados Unidos, a FCC exerce as funções das portuguesas Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) e Autoridade da Concorrência (AdC).

A aprovação da nova lei representa uma desregulamentação "sem precedentes" na indústria de telecomunicações. A partir de hoje, os fornecedores de banda larga podem decidir a que tipo de sites, aplicações ou conteúdos vão dar prioridade na internet.

A decisão está ser considerada nos Estados Unidos como favorável às empresas fornecedoras de banda larga (como a AT & T e Verizon) e contra as grandes tecnológicas de Silicon Valley.

Especialistas prevêem que empresas como o Facebook ou o Google venham a ter de abdicar de uma parte dos seus lucros para financiar futuros investimentos na infraestrutura que permite navegar na internet (cabos de fibra óptica, por exemplo). Até agora, quem pagava a maior parte da factura com os custos das redes físicas eram as empresas de telecomunicações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Armando
    15 dez, 2017 Leiria (distrito) 21:27
    José: tanta presunção, água benta e tanta tolice embrulhada em propaganda política baratucha. A neutralidade nunca existiu, nunca existirá em coisa nenhuma, não seria a net a fazer o milagre. A net só faz sentido como área de negócio, a lógica é que os operadores como o Facebook ou a Google passem a cobrar por acesso aos conteúdos que disponibilizam, seja por unidade ou assinatura E haverá, naturalmente, diversos tipos de assinatura e correspondentes preços consoante a quantidade, qualidade a a importância dos conteúdos fornecidos. Estamos, ainda, na fase de ensaio e instalação de uma rede universal, não imagino nenhum governo a declarar que o acesso à Net grátis, é um direito de cidadania ou a subsidiar esse direito. E a sê-lo terá como contrapartida injeções de publicidade e propaganda logo que se faz a ligação. Os operadores "fisicos" não fazem qualquer sentido quando são os produtores e distribuidores de conteúdos a pagar a fatura do desenvolvimento tecnológico. Trump nada mais pretende que adiar o inevitável, salvando, a prazo, os seus amigos dos operadores "físicos". José, isto é só um enunciado do que será a futura rede, hoje Net, um dos grandes negócios será a produção de software que limpe a porcaria que os assinantes não querem receber. Por exemplo, hoje pagaria, sem hesitar por um programa que erradicasse toda a publicidade que tenho que "pagar" para ter acesso a qualquer conteúdo. José, reconheces uma ideia de "esquerda" ou precisas que ela te morda?
  • josé
    15 dez, 2017 Portugal 11:44
    acabou o privilégio que o estado concedia às grandes empresas suas amigas. Mais uma machadada no falso capitalismo, ou seja, no capitalismo da esquerda, em que o estado é de alguma forma dono, ou controlador, de tudo, como se as pessoas fossem sua propriedade.
  • Lenita
    15 dez, 2017 Vila Real 10:07
    A neutralidade não está morta... ainda. O Pai ainda vai ter que defender esta proposta no congresso e sabendo quantos senadores apoiam a neutralidade, decerto que a proposta não vai ser aprovada. E mesmo que seja, o Pai poderá ainda ser processado (um advogado e vários estados apoiam que Pai seja processado) porque supostamente o voto da FCC foi ilegal. Sugiro que façam mais pesquisazitas antes de serem enganados por esta falta de informação

Destaques V+