Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Republicanos perdem senador do Alabama após 27 anos de vitórias

13 dez, 2017 - 14:09

O candidato dos republicanos, apoiado pessoalmente por Donald Trump, é acusado de abusos sexuais e foi derrotado pelo rival democrata.

A+ / A-

O candidato republicano ao Senado dos Estados Unidos pelo Alabama, Roy Moore, foi derrotado pelo seu rival democrata, Doug Jones, numa eleição que causou surpresa dada a longa tradição republicana daquele estado. Há 27 anos que os democratas não venciam no Alabama.

Roy Moore foi alvo de várias denúncias de abusos sexuais contra menores, ocorridos quando tinha cerca de 30 anos e começava a sua carreira como juiz. A vitória democrata foi, no entanto, bastante estreita: 49,9% dos votos, contra 48,4% dos republicanos, o que se traduz numa diferença de 2.0715 votos.

Depois de terem sido anunciados os resultados, Doug Jones afirmou que “tudo na campanha andou à volta de dignidade e de respeito, à volta do primado da lei”. Por seu lado, Roy Moore não reconheceu a vitória ao seu adversário e deu a entender que pode pedir uma recontagem.

O triunfo de Jones atinge directamente o Presidente norte-americano, Donald Trump, que decidiu apoiar Moore apesar das acusações de abuso sexual, e reduz ainda mais a estreita maioria na câmara alta norte-americana, que agora passa a ser de 51 em 100 lugares.

Actualmente, a maioria republicano é de dois senadores, e mesmo assim Donald Trump já sofreu alguns reveses, como o chumbo da abolição do Obamacare e o adiamento da aprovação da sua reforma fiscal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+