Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Charles Jenkins, o militar americano que fugiu para a Coreia do Norte

12 dez, 2017 - 12:13

Jenkins desertou em 1965 para não ser enviado para o Vietname. Acabou por ficar preso em Pyongyang durante 40 anos.

A+ / A-

Charles Jenkins, um desertor do exército norte-americano que passou quatro décadas na Coreia do Norte, morreu esta semana no Japão, onde vivia há quinze anos, vítima de ataque cardíaco.

A história de Charles Jenkins é digna de um filme. Em 1965, quando estava colocado na fronteira entre as duas Coreias, desertou, atravessando a fronteira e entrando na Coreia do Norte. Tinha 24 anos e não queria ser enviado para a guerra do Vietname. A sua esperança era obter asilo na embaixada da União Soviética e depois ser enviado para os Estados Unidos ao abrigo de um programa de troca de prisioneiros.

Só que os soviéticos recusaram o seu pedido de asilo e Jenkins acabou por ficar preso na Coreia do Norte. Durante as quatro décadas que passou em Pyongyang, foi obrigado a estudar as obras do então líder, Kim Il-sung, ensinou inglês a funcionários do serviço de informações do regime e interpretou o papel de vilão americano em filmes de propaganda.

Casamento forçado com prisioneira japonesa

Em 1980, foi obrigado a casar com Hitomi Soga, uma japonesa raptada pelos norte-coreanos para ensinar japonês aos espiões. O casal acabou por se apaixonar, teve duas filhas e em 2002 a família foi autorizada a ir viver para o Japão.

Jenkins ainda foi julgado por deserção, recebendo uma pena simbólica de 30 dias de prisão. Mesmo depois de estar instalado no Japão, o antigo militar norte-americano nunca esqueceu as torturas que sofreu na Coreia do Norte e vivia em constante sobressalto, com medo de ser morto.

Numa entrevista à estação americana de televisão CBS, Jenkins confessou que o que mais lhe custou foi adaptar-se ao mundo moderno depois de tantos anos de isolamento. Nunca tocou num computador e ficou muito surpreendido por ver mulheres no exército e negros como polícias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Napoléon Bonaparte
    12 dez, 2017 Libon City 14:06
    Coitado! Viveu em vida no inferno antes mesmo de passar para o outro lado...

Destaques V+