Tempo
|
A+ / A-

Cinema regressa à Arábia Saudita

11 dez, 2017 - 11:32

Em 2018 vão começar a abrir as primeiras salas de cinema, depois de 35 anos de proibição.

A+ / A-

Os sauditas vão poder ir de novo ao cinema. O governo da Arábia Saudita anunciou vai acabar com a proibição da existência de cinemas no país. As novas salas poderão abrir em 2018, após uma interdição de mais de 35 anos.

O reino saudita ordenou o fecho de todas as salas no início dos anos 80, por pressão islamita. Antes, eram comuns na região, embora fossem muitas vezes origem de conflito com a cultura árabe local.

A previsão é de que os novos cinemas sejam abertos em Março do próximo ano. Actualmente, existe um único cinema em funcionamento na Arábia Saudita: uma sala pública instalada num centro de ciências e tecnologia, na cidade de Khobar.

Dinamizar a economia

Em 2030, o governo saudita espera que existam no país 300 cinemas com mais de duas mil salas, prevendo que a indústria cinematográfica contribua com mais de 20 mil milhões de euros para a economia nacional, criando 30 mil postos de trabalho permanentes.

O grão-mufti da Arábia Saudita (um académico a quem é reconhecida a capacidade de interpretar a lei islâmica) já protestou contra esta medida do governo, considerando que “os cinemas podem exibir filmes libertinos, obscenos, imorais e ateístas, porque vão usar filmes importados para mudar a cultura do país."

Apesar da proibição, existe na Arábia Saudita uma pequena indústria de audiovisual na capital Riad, que lança sobretudo longas-metragens e documentários. Em 2012, o longa-metragem "O sonho de Wadjda", dirigido pela saudita Haifaa Al-Mansur, o primeiro inteiramente rodado dentro da Arábia Saudita, foi aclamado pela crítica e premiado em festivais como de Veneza, Roterdão e Abu Dhabi.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+