Tempo
|
A+ / A-

Papa quer “construir um mundo sem armas nucleares”

10 dez, 2017 - 12:13

Francisco também pede respeito pelo acordo de Paris sobre as alterações climáticas, em vésperas da cimeira “One Planet”.

A+ / A-
Papa quer “construir um mundo sem armas nucleares"
Papa quer “construir um mundo sem armas nucleares"

O Papa Francisco saudou este domingo, no Vaticano, a entrega do Premio Nobel da Paz à Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares.

Oportunidade para o Santo Padre apelar à construção de um mundo sem aquele tipo de armamento.

Perante milhares de pessoas reunidas na Praça de S. Pedro, Francisco falou da coincidência da entrega daquele prémio ser no dia das Nações Unidas para os direitos humanos.

“Empenhar-se na tutela da dignidade de todas as pessoas, de modo particular dos mais fracos e desfavorecidos, significa também trabalhar com determinação para construir um mundo sem armas nucleares. Que Deus nos dê a capacidade de colaborar para construir a nossa casa comum: tenhamos a liberdade, a inteligência e a capacidade de colaborar para orientar a tecnologia e limitar o nosso poder, ao serviço da paz e do verdadeiro progresso.”

Francisco associa-se à celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, com apelo ao desarmamento nuclear, mas este não foi o único apelo depois da oração do Angelus, no Vaticano.

O Papa voltou a pedir respeito pelo acordo de Paris sobre as alterações climáticas, em vésperas da cimeira “One Planet”, que se realiza na capital francesa na próxima terça-feira.

“Desejo vivamente que esta Cimeira, tal como outras iniciativas que vão no mesmo sentido, favoreçam uma clara tomada de consciência sobre a necessidade de adoptar decisões realmente eficazes para contrariar as mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, combater a pobreza e promover o desenvolvimento humano integral.”

O apelo do Papa Francisco esta manhã na praça de S. Pedro, no Vaticano, onde lembrou também a população indiana vitima do ciclone Oki e as inundações, que estão a afectar a Albânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Silva
    10 dez, 2017 Leiria 12:58
    LOL!

Destaques V+