Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump diz que embaixada em Jerusalém já vem "muito atrasada"

06 dez, 2017 - 17:16

Decisão do Presidente norte-americano recebida com apreensão pela comunidade internacional [em actualização].

A+ / A-

A transferência da embaixada norte-americana para Jerusalém já vem "muito atrasada", afirma o Presidente Donald Trump.

"Eu acho que já vem muito tarde. Muitos presidentes disseram que queriam fazer algo, mas nunca fizeram", declarou o líder dos Estados Unidos.

Donald Trump reconheceu Jerusalém como capital de Israel em declarações antes de uma reunião da sua administração.

O Presidente norte-americano deverá fazer ainda esta quarta-feira um discurso sobre a mudança da embaixada de Telavive para Jerusalém.

Jerusalém como capital? “Não posso calar a minha profunda preocupação", diz Papa
Jerusalém como capital? “Não posso calar a minha profunda preocupação", diz Papa

A intenção do Presidente norte-americano está a ser recebida com grande apreensão pela comunidade internacional.

O Papa Francisco mostrou-se esta quarta-feira preocupado. “A este respeito, não posso calar a minha profunda preocupação pela situação que se criou nos últimos dias”, afirmou durante a audiência geral.

Jerusalém, cidade disputada

O estatuto de Jerusalém é um ponto nevrálgico no conflito entre israelitas e palestinianos. A cidade abriga locais sagrados para judeus, cristãos e muçulmanos e o seu estatuto é uma das questões mais polémicas e ponto crucial nas negociações de paz.

Israel considera Jerusalém a sua capital eterna e indivisível. Mas os palestinianos reivindicam parte da cidade, Jerusalém Oriental, como capital de seu futuro Estado.

A posição da maioria da comunidade internacional é a de que o estatuto de Jerusalém deve ser decidido em negociações de paz e, por isso mesmo, os países mantêm suas embaixadas em Telavive, a capital comercial de Israel.

Em 1947, quando a Assembleia Geral da ONU decidiu pelo plano de partilha da Palestina entre um Estado árabe e outro judeu, Jerusalém foi designada como "corpus separatum", sob controle internacional, mas o plano não chegou a ser implementado, já que em 1948, foi declarada a Independência do Estado de Israel e, logo em seguida, surgiu a guerra entre árabes e israelitas.

Findo o conflito, Jerusalém foi dividida, com a parte ocidental sob controle de Israel e a parte oriental controlada pela Jordânia.

Em 1967, Israel capturou a parte oriental da cidade e, desde então, vem construindo colunatos em Jerusalém Oriental, considerados ilegais pela comunidade internacional.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    06 dez, 2017 Portugal 20:54
    A cidade de Jerusalém tem uma história que data do IV milénio a.C., tornando-a uma das mais antigas do mundo.Jerusalém é a cidade santa no Judaísmo e o centro espiritual dos judeus desde o século X A.C. Trump tem toda a razao....
  • otário cá da quinta
    06 dez, 2017 coimbra 18:06
    Valentão !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Será que estejas resguardado por muros de aço ?

Destaques V+