Sem a Rússia e a Bielorrússia no medalheiro, os Jogos Olímpicos viram o Uzbequistão conquistar oito ouros e a primeira medalha da Equipa Olímpica de Refugiados. Ironia ou coincidência, a Ucrânia teve os melhores resultados em Olimpíadas desde a anexação russa da Crimeia, em 2014.
Em Sydney, Coreia do Norte d do Sul alimentaram esperança de, um dia, voltarem a competir juntas sob a mesma bandeira. O plano esteve perto de sair do papel, mas nunca aconteceu.
Em entrevista à Rádio Renascença, o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, fez um balanço dos Jogos de Paris, referiu três clubes para homenagear as entidades formadores dos atletas e apontou para o futuro.
Se há uma história de 104 anos de atletas a competir em plena gravidez ou com bebés de colo, em Portugal, ser mãe e atleta é “impensável”. A Renascença falou com Ana Cabecinha e viajou no tempo na história das mães olímpicas. Este ano, os Jogos contam, pela primeira vez, com um berçário.
Do Hôtel de Ville ao Palácio de Vesalhes, e de regresso ao centro de Paris: há 235 anos, quase sete mil mulheres marcharam pelo mesmo percurso para pedir pão e armas a Luís XVI. Pela primeira vez, a maratona feminina fecha o programa dos Jogos Olímpicos e é aberta ao público.
Os resultados da natação nas Olimpíadas de 2024 têm ficado muito aquém das expetativas. Após vários dias de provas bateu-se apenas um recorde do mundo, nos 100 livres, e ainda assim muito contestado. A piscina tem arcado com toda as culpas. Fomos ouvir um especialista em biomecânica e o selecionador nacional Albertinho.
Para Thomas Bach, o facto de Paris 2024 ter congregado os atletas de todos os comités olímpicos nacionais foi também "uma mensagem que o mundo esperava".
O apelo de Jordan Chiles é apoiado pelo Comité Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos, afirmou a assessoria da ginasta, que considerou "injusta" a retirada da medalha à atleta.
A Associação dos Descendentes de Gustave Eiffel entende que a perpetuação dos anéis contradiz a "neutralidade e o significado adquirido ao longo dos anos pela Torre Eiffel".
"King James" também acredita que, com o devido tempo de preparação, conseguiria chegar às medalhas. Até porque não se contentaria com menos: "Sou um tipo só de pódios."
Aos 28 anos, Filipa alcançou uma inédita final do "all around" nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Agora, termina a carreira com uma nova meta, revelada em entrevista à Renascença.
Em entrevista a Bola Branca, o medalha de ouro e prata em Paris fala sobre o futuro na estrada, o eventual regresso aos Jogos e às possibilidades de João Almeida ganhar a Vuelta.
"Se estamos no ponto que estamos não é por causa do investimento. Se queremos manter-nos onde estamos precisamos de mais apoios". O ciclista Iúri Leitão trouxe o ouro para Portugal ao vencer a prova de Madison, juntamente com Rui Oliveira, em ciclismo de pista nos Jogos Olímpicos de Paris e esta manhã visitou a Teresa da Manhã para contar como tem sido a experiência de ser um campeão olímpico.