Em parceria com
Envie as suas perguntas sobre seguros

Questão enviada com sucesso!
Ocorreu um erro, tente novamente!
Em parceria com

Mães, bebés, consultas, médicos e seguros

17.11.2020

Hoje falamos de seguros nas primeiras fases da vida: da gravidez às primeiras consultas de Pediatra.

A verdade é que existem seguros para todos os momentos. E há um momento que é um dos mais felizes e importantes na vida: quando se anuncia a chegada de um bebé. Teresa Bartolomeu, Responsável de Marketing da Médis, marca do Grupo Ageas Portugal, explica onde o seguro faz a diferença:

- Para as famílias que estão a planear um bebé, é importante esclarecer se todas as despesas associadas à gravidez (incluindo o parto) estão incluídas no seguro de saúde?

R: Para ter as despesas com a gravidez pagas, como ecografias, consultas e análises basta comprar um seguro com cobertura de Ambulatório. No entanto se adicionalmente quiser que a seguradora pague o parto, deverá comprar um seguro que tenha especificamente a cobertura para o parto.

- E após o nascimento?!… o bebé fica logo incluído na apólice da mãe? ou é preciso fazer alguma coisa para que ele também tenha seguro?

R: Aquando do nascimento do bebé deve comunicar à seguradora a sua intenção de adicionar o bebé ao seu seguro, o que poderá ser simples, caso a mãe já tenha usado o seguro para o parto. Para isso basta enviar os dados do bebé através dos vários meios de comunicação disponibilizados. É importante que seja feito nos primeiros 30 dias após o nascimento garantindo que qualquer doença da criança fica coberta pelo seguro.

Além disso a mãe poderá terá a acesso a serviços particularmente importantes nesta fase da vida do bebé como uma linha de triagem de enfermeiros disponível 24 horas por dia.

- E pode falar com o médico sem ter que se deslocar a um hospital?

R: As seguradoras de saúde têm vindo a enriquecer a sua oferta de serviços médicos garantindo maior proximidade. Tal significa poder ter aconselhamento clínico onde quer que esteja, em casa, no trabalho ou mesmo de férias. A linha de triagem por enfermeiros é um bom exemplo. O serviço do médico online 24h é outro. No nosso caso, começou com médicos de medicina geral e familiar e pediatras, mas vai alargar a outras especialidades. Nos tempos que correm, um seguro com este serviço permite consultas médicas quer para situações agudas quer para acompanhamento de situações crónicas que necessitem por exemplo de prescrições de exames ou de renovar a medicação.


Todas as perguntas têm resposta, envie as suas perguntas sobre seguros para o email seguro@rr.pt ou por whatsapp para o 962 007 500.