Em parceria com
Em parceria com

Tire as suas dúvidas sobre seguros de saúde

12.11.2020

Esta semana a nossa professora de segurês é Teresa Bartolomeu, Responsável de Marketing da Médis, marca do Grupo Ageas Portugal.

São muitas as dúvidas, por isso existe o Jogar P'lo Seguro com a Ageas. Desmistificamos nesta emissão alguns temas relacionados com os seguros de saúde para que todos estejamos mais informados no momento da compra.

- Quando adquirimos um seguro de saúde dizem-nos que só o podemos usar depois de passar o período de carência em alguns atos médicos. De que se trata? E o que deve ser feito para que não se excluam doenças do seguro?

R: Período de carência é o período de tempo que decorre entre o início do contrato de seguro e a data em que as despesas de saúde começam a ser pagas pela seguradora. Os períodos de carência foram criados no seguro de saúde para prevenir situações em que a pessoa só compra o seguro quando surge uma doença. As pré-existências são as doenças que vão surgindo ou que já existem quando é comprado o seguro, ora sendo o seguro feito para as doenças que apareçam no futuro, as doenças pré-existentes não são pagas pela seguradora. O que deve ser feito para que não haja doenças excluídas do seguro é a realização do seguro o mais cedo possível.

- Às vezes pode acontecer, numa clínica médica, pedirem-nos que façamos um copagamento… De que se trata?

R: O Copagamento é o valor reduzido que a pessoa paga cada vez que realiza uma despesa de saúde. Por exemplo numa consulta de especialidade (ortopedia, dermatologia) pode pagar apenas 15 euros e por uma análise clínica 1,5€. Nos prestados públicos, as taxas moderadoras, e nos privados o copagamento são a participação nos custos de saúde.

- Podemos usar o Seguro de Saúde Fora da Rede de Prestadores, ou seja, Clínicas e Hospitais indicados pela seguradora?

R: Sim, apesar das redes de serviços médicos que as seguradoras dispõem serem muito abrangentes, os seguros de saúde dão a opção de escolha à pessoa reembolsando uma percentagem das despesas em prestadores fora da rede. Mas atenção: por norma fora da rede o valor é mais elevado para o cliente.

Além disso muitas delas têm processos simples de submissão destas despesas por fotografia, através de uma aplicação no telemóvel ou o carregamento no site com prazos de reembolso de 72 horas.

Às terças e quintas, às 8h20, respondemos às suas perguntas sobre seguros no Jogar p’lo Seguro.

Envie as suas perguntas para o email seguro@rr.pt ou por whatsapp para o 962 007 500