Em parceria com
Emissão Renascença | Ouvir Online
Em parceria com

​O que é um Seguro Multirriscos?

20.10.2020

A Alexandra Catalão é Diretora de Marketing da Ageas Seguros, marca do Grupo Ageas Portugal e vem hoje explicar-nos em que situações faz sentido fazer um seguro multirriscos.

- Dizer seguro multirriscos é o mesmo que dizer seguro da casa? Em que situações faz sentido fazer um seguro multirriscos ?

R: O seguro multirrisco destina-se à proteção de uma casa, um espaço comercial ou empresarial. Tipicamente é um seguro que tem diferentes coberturas para diferentes tipos de eventos/riscos, que vão desde o incendio, roubo, a danos por água, entre outros.

- Devo ter 2 seguros da casa, um para a casa e outro para o recheio? Qual dos 2 devo fazer?

R: O Seguro para a Casa/Habituação pode integrar o edifício e o Recheio. É um seguro muito importante, e que muitos dos portugueses não têm, porque infelizmente temos assistido com maior frequência no nosso país, eventos climatéricos e incêndios, que colocam em risco as habitações, espaços comerciais e empresariais. Nos edifícios em propriedade horizontal, o vulgo prédio, o seguro de incêndio para edifício é um seguro obrigatório por Lei. Uma vez que esta cobertura é comercializada integrada num produto Multirriscos, para uma grande parte dos nossos Clientes o Seguro multirrisco de Edifício tem esse enquadramento.

- Para quem precisa e tem casa própria…. Quais são as coberturas mais importantes deste seguro multirriscos?

R: No seguro Multirriscos são: Habitação, Incêndio, Raio ou Explosão, pelo cariz obrigatório. Mas incorporam um leque muito vasto de serviços que são cada vez mais valorizados, como por exemplo envio de médico em caso de urgência ao domicílio ou serviço de enfermagem entre outros. Em particular no atual contexto em que vivemos.

- Pergunta de um ouvinte, Tiago Duarte: “Sou obrigado a mostrar o meu seguro de habitação à administração do condomínio do meu prédio?”

R: Caso se aplique a obrigatoriedade de seguro (cobertura de incêndio na propriedade horizontal), sim, deve ser facultada à administração um comprovativo da existência de seguro pelo capital indicado por esta. Caso contrário, a administração reserva-se o direito e dever de fazer um seguro em seu nome e exigir o respetivo pagamento do mesmo.

Envie as suas perguntas sobre seguros para o email seguro@rr.pt ou por whatsapp para o 962 007 500.