Tempo
|

Ensaio Geral

"Os Czares e o Oriente"

01 mar, 2014

"Os Czares e o Oriente"
"Os Czares e o Oriente"

No "Ensaio Geral" desta sexta-feira apreciamos o brilho das peças da colecção dos Museus do Kremlin de Moscovo. "Os Czares e o Oriente - ofertas da Turquia e do Irão no Kremlin de Moscovo" é a mostra que abriu esta semana ao público na sala de exposições temporárias do Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Damos um salto a Manchester para ver a última exposição de Joana Vasconcelos. Na cidade estão mais de duas dezenas de trabalhos que vão interagir - até Junho - com quadros renascentistas e outras obras contemporâneas da colecção permanente da Manchester Art Gallery.

Em Lisboa ouvimos a Ode Marítima, de Álvaro de Campos. O texto do heterónimo de Fernando Pessoa vai ser apresentado por Diogo Infante a partir de dia 5 de Março no Teatro São Luiz.

Olhamos o mundo através da poesia de Luís Filipe Castro Mendes ("A Misericórdia dos Mercados") e dançamos com a Companhia Nacional de Bailado, no Teatro Camões, a tragédia mítica de "Orfeu e Euridice".

Quem nos fala do poeta Luís Filipe Castro Mendes é Guilherme d'Oliveira Martins. O presidente do Centro Nacional de Cultura, colaborador do "Ensaio Geral", deixa também as suas notas sobre a exposição da Gulbenkian.

O final do “Ensaio Geral” desta semana foi dedicado a um dos nomes da cultura flamenca que desapareceu esta semana. O guitarrista Paco de Lucía morreu quarta-feira aos 66 anos. Com uma mãe de origem portuguesa, Paco de Lucía fez duas digressões no nosso país.

O “Ensaio Geral” volta a 7 de Março. Às 18h45 à mais uma emissão especial na Livraria Ferin, no Chiado, com o pianista Mário Laginha e o escritor Jacinto Lucas Pires.

O "Ensaio Geral" da Renascença é um programa com edição da jornalista Maria João Costa e sonorização de Rui Glória.