Tempo
|

Dia de alguma bonança no tempo. Vento forte e chuva voltam na terça

21 jan, 2013

Há nove distritos sob aviso amarelo, devido a previsões de neve e agitação marítima. Esta segunda-feira, o céu vai estar nublado e as temperaturas baixas. A partir do final da tarde, a situação começa a agravar-se de Norte para Sul.

A semana começa com frio e tempo cinzento. A chuva e o vento vão estar mais calmos, mas é por pouco tempo.

“Hoje ainda será um dia com uma situação de céu muito nublado e aguaceiros em geral fracos, nada de muito preocupante. A partir do final do dia, sim, um agravamento, em especial nas regiões do litoral a norte do Cabo Mondego”, refere à Renascença o meteorologista Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (antigo Instituto de Meteorologia).

Esta segunda-feira, os distritos de Lisboa, Leiria, Coimbra, Guarda, Aveiro, Porto, Braga, Viana do castelo e Vila Real estão sob aviso amarelo, o segundo mais grave numa escala de quatro, e a tendência é para a situação se agravar.

Na terça-feira, a previsão é, “em todo o território, períodos de chuva ou aguaceiros, que podem ser fortes, em especial nas regiões do Norte e Centro, com queda de neve acima dos 400/660 metros, com quota a subir para os 800 metros a partir do meio da tarde”, adianta.

Vai ser ainda “um dia com mais vento, com rajadas que podem chegar aos 80 quilómetros/hora nas regiões do litoral a norte do Cabo Raso e nas terras altas”.

O frio deve manter-se. As temperaturas máximas previstas para hoje são de 12 graus no Porto, 13 em Lisboa e 14 em Faro.

No mar, as ondas vão andar entre os quatro e os cinco metros na costa ocidental, a norte do Cabo Raso, e entre 2,5 e 3,5 no Sul.