Já ouviu falar do avião solar? Aterrou em Marrocos

06 jun, 2012

Projecto suíço está a ser um sucesso e já se pensa numa volta ao mundo.
Já ouviu falar do avião solar? Aterrou em Marrocos
Aterrou na terça-feira em Marrocos e não gastou uma gota de combustível. O “Solar Impulse”, avião solar suíço, partiu de Madrid e voou durante 19 horas.

“O avião pode voar durante o dia e durante a noite”, afirmou aos jornalistas o co-fundador do projecto e piloto Andre Borschberg, pouco antes de aterrar no aeroporto de Rabat.

Em seu entender, está assim provado que o aparelho é sustentável.

“É um espectáculo. É uma tecnologia em que podemos confiar”, acrescentou.

O avião possui 12 mil painéis solares para fornecer energia às baterias de lítio que permitem ao planador voar a 70 quilómetros por hora.

O projecto começou em 2003, com um orçamento de 90 milhões de euros para um prazo de dez anos. Envolveu engenheiros suíços do fabricante Schindler e ajuda à investigação dos especialistas do grupo belga Solvay.

O primeiro voo aconteceu em Abril de 2010 e, três meses depois, voltou a voar, desta vez durante 26 horas, um recorde para um avião a energia solar.

O voo até Marrocos, passando o Estreito de Gibraltar, faz os mentores do projecto, Bertrand Piccard e Andre Borschberg sonhar com um novo objectivo: a volta ao mundo, no próximo ano.