|

Teresa Salgueiro dá voz ao “poder da palavra" de Cristo

22 mar, 2013 • Ângela Roque

Ex-vocalista dos Madredeus e Luís Represas são os artistas convidados pelo “Passo-a-Rezar” para as gravações da Semana Santa.  

Teresa Salgueiro dá voz ao “poder da palavra" de Cristo
Teresa Salgueiro e Luís Represas dão voz ao "Passo-a-rezar" da Semana Santa, que começa no próximo Domingo, com textos são da autoria de José Mattoso.

O historiador e os antigos vocalistas dos Madredeus e dos Trovante foram as personalidades escolhidas para participarem nesta semana tão especial para os cristãos.

Para Teresa Salgueiro esta é uma experiência que não vai esquecer: “A Semana Santa é uma altura muito importante, um momento de grande reflexão, de renovação de esperança, e penso que nós precisamos muito disso neste momento. Também devo dizer que me deu muito gosto ler, porque valorizo muito a palavra, o poder da palavra. A mensagem de Cristo é uma mensagem de uma grande simplicidade e de uma força extraordinárias”.

Uma mensagem que como cristã considera cada vez mais actual: “Sou baptizada na Igreja Católica. Confesso que não frequento a igreja com regularidade, mas sou cristã. A presença de Cristo é muito forte e acompanha-me sempre. A sua mensagem é pertinente e sempre actual, e nos tempos que correm não poderia ser mais actual e urgente”

Em três anos várias personalidades da cultura, do teatro e até da política já participaram no projecto que para o padre António Valério veio dar resposta a uma necessidade evidente das pessoas: “Nos tempos de hoje, com a velocidade do dia-a-dia, é difícil encontrar um tempo de pagarem. O ‘Passo-a-rezar’ é concebido para ir ao encontro desta necessidade, para se cair na conta de que não há nenhum momento, nenhum espaço do dia-a-dia que seja indiferente à acção de Deus. Por isso é um momento de oração, entrar no dia-a-dia das pessoas”.

O padre António Valério não sabe se o Papa, jesuíta, já conhece o projecto que nasceu na Europa, mas já chegou ao Brasil: “O projecto existe na Europa, começou com os jesuítas ingleses, depois começou em Portugal, já existe na Espanha e na Polónia. Também há muitos brasileiros a rezar. Agora não sei se a nível da América Latina é um projecto conhecido ou não, talvez a versão espanhola seja agora difundida lá. Imagino que o Papa agora irá ter uma maior atenção a estes meios e à forma tão essencial da comunicação da fé através das novas tecnologias”.

O site do “Passo-a-rezar” disponibiliza orações diárias em ficheiros mp3 que podem ser descarregados para computador ou telemóvel. O balanço de três anos é muito positivo: “Os utilizadores nós podemos medi-los a partir dos downloads que se fazem dos ficheiros de orações, a partir do site, e podemos dizer que neste terceiro ano chegámos aos 10 mil download diários. Contabilizando tudo podemos falar de cinco milhões de downloads ao fim de três anos, um número impressionante de momento de oração e, de pessoas que diariamente se encontram com Deus, nos espaços da vida do dia-a-dia e que encontram oportunidade de ouvir a palavra de Deus e de rezar a partir dela”.

Ao longo do ano a produção do site conta com a colaboração voluntária de 15 pessoas que escrevem as meditações, e 30 leitores que gravam os textos em Lisboa e no Porto, mas nos tempos litúrgicos mais fortes, como a Páscoa, a Quaresma e o Natal, são sempre convidadas personalidades conhecidas para darem voz às orações.

Este é um projecto que conta com o apoio da agência Ecclesia e do Grupo r/com – renascença comunicação multimédia, onde as orações são gravadas.