12 out, 2014
O Hospital de São João, no Porto confirma à Renascença, através de comunicado, que deu entrada este domingo naquela unidade hospitalar "um doente com critérios de caso suspeito de doença por vírus ébola".
Ainda segundo o comunicado da unidade hospitalar, "o doente encontra-se clinicamente estável e ficou internado".
Acrescenta o documento que estão a ser processadas amostras para diagnóstico de DVE, e que irá prestar novas informações quando for obtido o resultado.
Contactado pela Renascença, o director-geral de Saúde, Francisco George, diz que o internamento deste doente foi uma medida de precaução e reafirma que serão realizados todos os exames necessários à despistagem da doença. Os resultados serão conhecidos esta segunda-feira.
Não há, para já, mais informações sobre este caso. Não é conhecida a nacionalidade do doente ou a circunstância em que alegadamente poderá ter sido infectado.
Este é o primeiro caso em Portugal de um doente internado numa unidade hospitalar com suspeitas de estar infectado com ébola. O Hospital de São João, no Porto, o Curry Cabral e o Dona Estefânia, em Lisboa, são, em Portugal, os hospitais de referência definidos para atender estes casos.
INEM já tinha actuado quatro vezes, quatro casos negativos
Desde que foi criado o Plano de Contingência para o vírus ébola, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) já actuou quatro vezes em situações suspeitas que viriam, no entanto, a revelar-se negativas. De acordo com os dados do INEM, os quatro casos ocorreram nos dias 8 e 14 de Agosto, 2 de Setembro e 2 de Outubro.
Em todas as situações, as pessoas envolvidas eram de nacionalidade portuguesa, que tinham regressado recentemente de países africanos onde o ébola já fez vítimas.
Em três casos, todos em Lisboa, os doentes foram levados para um dos Hospitais de referência previsto no plano de contingência mas no quarto caso, registado no Algarve, não chegou a fazer-se esse transporte, uma vez que as avaliações efectuadas revelaram que não cumpria os critérios clínicos.
No mesmo comunicado em que faz este balanço, o Instituto Nacional de Emergência Medica também recorda que tem actualmente equipas específicas para actuar no socorro e transportes de casos suspeitos de contaminação com o vírus ébola e que essas equipas estão treinadas e equipadas para essa tarefa.
Comunicado do Hospital São João:
1- Deu entrada esta noite no Hospital de São João um doente com critérios de caso suspeito de Doença por Vírus Ébola (DVE).
2- O doente encontra-se clinicamente estável e ficou internado.
3- Estão a ser processadas amostras para diagnóstico de DVE, pelo que novas informações serão prestadas quando obtido o seu resultado.
[actualizado às 0h17]
O que é o ébola? Perguntas e respostas sobre o vírus