Tempo
|

Primeiras ondas do tsunami começam a chegar à costa havaiana

28 out, 2012

Sismo de magnitude 7.7, ocorrido na costa oeste do Canadá, colocou o estado do Havai em estado de emergência. Aviso de tsunami provocou o caos no trânsito e uma corrida às bombas de gasolina.

As primeiras ondas de tsunami provocado pelo forte sismo que atingiu a costa oeste do Canadá estão a chegar à costa havaiana. Um sismo de magnitude de 7.7 na escala de Richter motivou o alerta de tsunami para o estado do Havai, onde foi declarado o estado de emergência.

A agência Reuters fala em 100 mil a 150 mil pessoas que foram levadas para locais mais elevados. A primeira onda chegou por volta das 22h30, na hora local.

São esperados estragos, mas nada comparado com situações anteriores. “Isto não vai ser tão mau como o tsunami do Japão ou como o tsunami do Chile. Não é nada com essa magnitude”, garantiu Victor Sardina, do Centro de Avisos de Tsunamis do Pacífico, em declarações à televisão CNN.

Segundo este especialista, são esperados “estragos, mesmo estragos severos em alguns locais”. Este responsável do Centro de Avisos diz também que “não há mais nenhum local sob aviso, nem sequer no Pacífico”, sendo que o único aviso emitido foi “apenas para o Havai”.

Victor Sardina diz ainda que as autoridades estão “a lidar aqui com uma situação muito invulgar, em que o centro da onda se dirige directamente para o Havai”.

O aviso de tsunami provocou o caos no trânsito, com muitas pessoas a abandonarem a zona costeira, e uma corrida às bombas de gasolina para abastecer os veículos.