Fernando Gomes

Alargamento do campeonato de futebol não avança na próxima época

10 abr, 2012

Presidente da Federação Portuguesa de Futebol deixa claro que a Liga portuguesa mantém 16 equipas na próxima temporada. Fernando Gomes apela ainda ao "fair-play" nas últimas jornadas do campeonato.

Alargamento do campeonato de futebol não avança na próxima época
Fernando Gomes garante, em entrevista a Bola Branca, que na próxima época não há alargamento da I Liga portuguesa. Depois de ter vetado a decisão saída da assembleia-geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que visava o alargamento para 18 clubes do primeiro escalão em 2012/13, o presidente da Federação esclarece que "está claro como serão os quadros competitivos na próxima época".

Fernando Gomes recorda que "o protocolo em vigor termina em 2013", justificando assim que no próximo ano não haverá qualquer alteração. Ou seja, a I Liga continuará a ser disputada por 16 equipas.

Apelo ao "fair-play"
Fernando Gomes, que deixou a presidência da LPFP para assumir a Federação, deixa ainda o apelo ao "fair-play" no que falta jogar no campeonato português: "A mensagem que queria transmitir é para que saibamos ter uma postura de 'fair-play' e de compreensão com todos os intervernientes do futebol - com os adversários e com os árbitros".

O dirigente lembra que "há muito tempo que não se via três equipa a lutar jogo a jogo pela conquista do título". Este aumento da competitividade, observa Fernando Gomes, promove o futebol e isso reflecte-se nos números: "Esta competitividade positiva leva a um maior interesse e a um maior número de espectadores. Comparativamente à epoca anterior, há mais 10% de espectadores".

A entrevista de Fernando Gomes foi concedida no âmbito das comemorações dos 75 anos da Renascença.