Primeiro "phestival" de música organizado por grupo do Facebook

21 mar, 2013

Malcontent, Jameson Blair, Denário, o Abominável, Tallowate, Our New Lie, Blaze & The Stars e Olavo Lupia são algumas das bandas que vão actuar no Hard Club, do Porto.
Primeiro "phestival" de música organizado por grupo do Facebook

Um grupo da rede social Facebook, devoto da música, vai organizar no Hard Club, do Porto, entre os dias 19 e 20 de Abril, o Phestival, o primeiro festival do género de que há registo.

"Igreja Universal dos Fazedores de Bonitas Listas Musicais dos Últimos Dias" é nome completo do grupo, com mais de quatro mil membros e cumpre há três anos o ritual de, todas as noites, à meia-noite, dar um mote aos membros para que eles publiquem um vídeo sobre o tema proposto.

Este grupo, também nomeado pela sigla IUFBLMUD, decidiu agora sair do universo virtual e organizar um festival, designado "o Phestival", durante o qual irão actuar bandas como os Malcontent, Jameson Blair, Denário, o Abominável, Tallowate, Our New Lie, Blaze & The Stars e Olavo Lupia. Cada banda tem pelo menos um elemento que faz parte do IUFBLMUD.

O recrutamento das bandas aconteceu através de um anúncio no grupo IUFBLMUD, permitindo a inscrição de qualquer pessoa que quisesse mostra as suas capacidades musicais.
Do cartaz constam ainda quatros duplas de DJ: Pesos Pesados + Ivo T & Mar Superior (19 de Abril) e Fina Y Segura + Mr. Sexxxy Luv & Puto (20 de abril), todas na companhia do VJ Pixel Bitch.

O programa ficará completo com uma espécie de "jam-session-traz outro-amigo-também-e-mete-discos", que animará o jardim do Radio Bar, no Porto, entre as 17h00 horas e as 19h00 horas do dia 20.

O grupo que, nos últimos dias, escolheu motes como "presidente ou dinossauro" no título ou na letra da música, músicas sobre circo, após o resultado das eleições em Itália, ou "música para dar um concerto privado ao pai", tem algumas regras básicas como a dos membros não poderem repetir as músicas que já foram "postadas".

Se alguém repete uma música um "irmão" (membro) ou um "bispo" (administrador do site) assinala o facto escrevendo "peixe" nos comentários, numa homenagem à "Fish Slapping Dance" criada pelos comediantes Monty Python. Por essa razão um peixe é a figura de destaque no cartaz do festival.