19 ago, 2015
O Ministério da Educação e Ciência felicitou a astrónoma Teresa Lago pela eleição para o cargo de secretária-geral adjunta da União Astronómica Internacional.
A eleição de Teresa Lago ocorreu na XXIX Assembleia Geral da organização, que terminou na sexta-feira, no Havai, nos Estados Unidos.
Em comunicado, o Ministério refere que a eleição da astrónoma traduz o "reconhecimento profissional" e o "reconhecimento internacional do mérito alcançado" por Teresa Lago e "a competitividade" dos astrónomos portugueses, que "têm desenvolvido trabalho de grande impacto internacional".
Teresa Lago já disse à Renascença que ficou “muito satisfeita” por se terem lembrado dela para este cargo. “Irei fazer o melhor possível. Terei uma responsabilidade grande mas será muito interessante”.
Doutorada em astronomia pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, fundou o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, foi membro do Conselho do Observatório Europeu do Sul e coordenou o Conselho Científico Nacional das Ciências da Terra e do Espaço da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Foi igualmente presidente da Sociedade Porto 2001 -- Capital Europeia da Cultura, professora catedrática do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e membro fundador do conselho científico do Conselho Europeu de Investigação.
A astrónoma foi ainda conselheira da Sociedade Astronómica Europeia e da Agência Espacial Europeia.
Fundada em 1919, a União Astronómica Internacional tem como missão promover a divulgação e a investigação em astronomia, através da cooperação internacional, sendo formada por astrónomos profissionais, ao todo mais de 12 mil de vários países.
Com sede em Paris, França, a organização conta com mais um astrónomo português na sua estrutura, Pedro Russo, que preside à Comissão de Divulgação da Astronomia.