18 ago, 2014 • Ana Carrilho
É um espelho retrovisor, mas não é um espelho qualquer. Analisando a cara do condutor, o HealthyDrive detecta sonolência, fadiga, alterações de humor e "stress". Se houver factores de perigo, emite um alerta sonoro.
A tecnologia foi desenvolvida por um grupo de jovens empreendedores, que querem contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária, sobretudo, em veículos profissionais como carrinhas, camiões ou transportes pesados de passageiros.
O director executivo da HealthyRoad, empresa incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, Filipe Oliveira, revelou à Renascença que o espelho tem uma pequena câmara incorporada e uma unidade de processamento que alerta o condutor.
O HealthyDrive também envia a informação para uma plataforma "web" em tempo real, o que permite aos gestores de frota tomarem decisões imediatas.
Testes no Chile
O projecto, ainda em fase de testes, nasceu com o apoio da Prevenção Rodoviária Portuguesa, o que permitiu ter uma visão mais rigorosa das necessidades do mercado.
A empresa ganhou um financiamento do governo chileno, que, à semelhança de outros países da América Latina, quer reduzir o elevado número de acidentes nas estradas.
Nos próximos cinco meses, a equipa vai desenvolver o HealthyDrive no Chile, mas atenta a noutros mercados da região, como o brasileiro ou o argentino.
Em Portugal, os testes estão a ser feitos em colaboração do Grupo Rangel, que também já está em Angola – mais uma oportunidade de negócio para a HealthyRoad.
Até ao fim do ano, deverá começar a produção da primeira série desta espécie de espelhos "big brother", que deverão custar cerca de 300 euros.