Tempo
|

Jornalista da Renascença distinguida no Correntes d'Escritas

23 fev, 2013

O galardão, instituído por iniciativa da revista Ler e dos consultores editoriais Booktailors, foi anunciado neste sábado à noite, numa cerimónia realizada no âmbito do encontro literário na Póvoa de Varzim.

Jornalista da Renascença distinguida no Correntes d
A jornalista Maria João Costa, da Renascença, autora do programa cultural "Ensaio Geral", foi este ano a distinguida com o Prémio Especial de Jornalista ou Crítico Literário, dos Prémios de Edição LER/Booktailors.

O programa “Ensaio Geral” pode ser ouvido todas as sextas-feiras na “Edição da Noite”, a partir das 23h30. A sonorização é de Rui Glória.

Os vencedores dos galardões - relativos a 2012 e instituídos por iniciativa da revista Ler e dos consultores editoriais Booktailors, para "premiar a qualidade dos profissionais e das obras editadas em Portugal" - foram anunciados neste sábado à noite, numa cerimónia realizada no âmbito do encontro literário Correntes d'Escritas, cuja 14ª edição termina na Póvoa de Varzim.

A editora Tinta-da-China, a poesia completa de Manuel António Pina e o editor Vítor Silva Tavares, da &etc., são alguns dos vencedores dos Prémios de Edição LER/Booktailors, atribuídos este ano pela quinta vez, em 20 categorias.

O vencedor do Prémio Especial de Livreiro foi José Pinho, da Livraria Ler Devagar, em Lisboa, uma livraria de fundos de catálogo instalada, desde 2009, na antiga Gráfica Mirandela, em Alcântara, no espaço Lx Factory.

O Prémio Especial Livraria Independente foi para a Livraria Centésima Página, em Braga, instalada na Casa Rolão.

O blogue Cadeirão Voltaire, sobre livros e edição, da jornalista freelancer Sara Figueiredo Costa, venceu o Prémio Especial de Blogosfera e Internet de Edição.