Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022

"Lisbon Ground" no CCB

21 jan, 2013

Centro Cultural de Belém recebe mostra de arquitectura que representou Portugal na Bienal de Veneza.

A exposição "Lisbon Ground", que representou Portugal na 13ª Mostra Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza, vai estar a partir de quinta-feira no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.  
 
A mostra, comissariada pela arquitecta Inês Lobo, esteve em Veneza entre Agosto e Novembro de 2012, e foi vista por cerca de 5.000 pessoas nesse período, segundo dados da Direcção-geral das Artes (DGArtes), entidade promotora do evento. 
 
A mostra internacional dedicada à arquitectura reuniu nessa edição 69 projectos criados por equipas de arquitectos, fotógrafos, artistas e críticos de arte de 55 países de todo o mundo. 
 
"Lisbon Ground", a exposição da representação oficial portuguesa, esteve instalada no Palácio Fondaco Marcello, onde o projecto mostrou trabalhos dos arquitectos Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura, Francisco Aires Mateus, Gonçalo Byrne, João Luís Carrilho da Graça, Manuel Aires Mateus e Ricardo Bak Gordon, entre outros. 
 
Tomando como ponto de partida o incêndio no Chiado, em Agosto de 1988, numa zona da cidade depois recuperada com um projecto de Siza Vieira, a arquitecta Inês Lobo convidou vários profissionais a reflectir sobre a evolução da cidade, e o seu estado actual, ainda em mudança. 
 
Além da reconstrução do Chiado, surgem, como exemplos arquitectónicos o MUDE - Museu do Design e da Moda, dos arquitectos Ricardo Carvalho e Joana Vilhena, o Museu dos Coches, desenhado pelo arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, e o projecto do terminal de cruzeiros de Lisboa, de João Carrilho da Graça. 
 
Acresce ao projecto expositivo a requalificação da Ribeira das Naus, dos arquitectos paisagistas João Nunes e João Gomes da Silva e o estudo urbano para o Parque Mayer e Jardim Botânico, de Manuel e Francisco Aires Mateus.
 
A exposição "Lisbon Ground" inaugura às 19h00 de quinta-feira no espaço Garagem Sul - Exposições de Arquitectura do CCB, onde ficará até 24 de Fevereiro, podendo ser visitada de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.