Tempo
|

Trinta mil já foram ver Fernando Pessoa

29 mar, 2012

Exposição está patente ao público até 29 de Abril, na Gulbenkian.

Trinta mil já foram ver Fernando Pessoa

A exposição Fernando Pessoa – Plural como o Universo, na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, já recebeu 30 mil pessoas desde 9 de Fevereiro, segundo a organização.

A mostra dá a conhecer a obra do poeta português através de um percurso dinâmico, composto por filmes, vozes e sons, poemas ditos e páginas de livros que mudam ao toque do visitante.

A famosa arca que guardava os trabalhos de Fernando Pessoa é um dos objectos em destaque nesta exposição concebida por Carlos Filipe Moisés e Richard Zenith.

Também há espaço para algumas leituras encenadas, a partir de vários percursos temáticos sugeridos por especialistas e admiradores da obra do poeta.

Para 31 de Março, às 14h30, está marcada uma sessão proposta por uma das maiores especialistas na obra do poeta, Teresa Rita Lopes, subordinada ao tema A viagem cósmica de Pessoa – o mar, a travessia, a relação com o universo líquido. Metafísica pessoana. Os actores Sofia Correia, Albano Jerónimo e Carlos Pimenta dão voz aos textos com a colaboração do encenador Nuno M. Cardoso.

A última sessão será a 22 de Abril.  O escritor Gonçalo M .Tavares, sugere o tema Pessoa “em pessoa”: família, relações amorosas, sexualidade, morte, ironia, desespero e ainda a experiência de Orpheu – amizades e cumplicidades. A representação e encenação estarão a cargo, respectivamente, de Vítor Roriz  e de Marco Martins.

A exposição Fernando Pessoa - Plural como o Universo está patente ao público até 29 de Abril.