Tempo
|

Martinho Lutero: Pai do protestantismo, fenómeno do Playmobil

19 fev, 2015 • Filipe d’Avillez

Entre outras coisas, Lutero promoveu a tradução das Escrituras para o vernáculo, razão pela qual o seu boneco tem como acessório uma Bíblia aberta, escrita em alemão.  

Martinho Lutero: Pai do protestantismo, fenómeno do Playmobil
“É um grande mistério e uma enorme surpresa”. Foi assim que reagiu uma porta-voz da empresa Playmobil perante o mais recente fenómeno da conhecida marca de brinquedos.

Um primeiro lote de 34 mil exemplares de um boneco que representa Martinho Lutero, o reformador que dividiu a Igreja ocidental e deu origem à Igreja Luterana, esgotou em menos de 72 horas, tornando-se imediatamente o maior fenómeno de vendas da empresa.

O boneco de Martinho Lutero foi feito em antecipação dos 500 anos da reforma protestante, que se assinalam oficialmente em 2017, meio milénio depois de Lutero ter pregado as suas 99 teses contra a Igreja Católica na porta da Igreja de Wittenberg.

Entre outras coisas, Lutero promoveu a tradução das Escrituras para o vernáculo, razão pela qual o seu boneco tem como acessório uma Bíblia aberta, escrita em alemão. Na outra mão, Lutero segura numa pena.

A esmagadora maioria dos “pequenos luteros”, como são conhecidos os bonecos, foram vendidos na Alemanha, mas a empresa diz que também recebeu encomendas para Espanha, Suécia e Itália.