Tempo
|

Nobel da Literatura para Patrick Modiano

09 out, 2014

O autor de 69 anos é considerado um dos mais importantes escritores franceses. "O Horizonte" é o seu romance mais recente.

Nobel da Literatura para Patrick Modiano
Nobel da Literatura para Patrick Modiano
O autor de 69 anos é considerado um dos mais importantes escritores franceses. "O Horizonte" é o seu romance mais recente. Foi o 11º escritor francês a ser distinguido com o Nobel da Literatura.

O romancista francês Patrick Modiano é o vencedor do Nobel da Literatura deste ano.

Para justificar a decisão, a Real Academia sueca diz, em comunicado, apenas uma frase: “pela arte da memória com que ele evocou o mais incompreensível dos destinos humanos e pôs a descoberto da vida no mundo da ocupação”.

Autor de mais de 30 títulos, muitos marcados pela experiência da II Guerra Mundial e sequelas da ocupação nazi, Patrick Modiano é filho de um judeu de Alexandria e de uma atriz belga que se conheceram durante a ocupação nazi na França.

Em declarações aos jornalistas, Peter Englund, escritor e historiador sueco, disse ainda que autor francês pode ser considerado “o Marcel Proust do nosso tempo”.

Patrick Modiano nasceu em Boulogne-Billancourt, nos arredores de Paris, em Julho de 1945, e publicou o seu primeiro romance, "La Place de l'Étoile", em 1968. Com "Rue des Boutiques Obscures" ("A Rua das Lojas Escuras") obteve, em 1978, o Prémio Goncourt. Em 1972, recebeu o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa.

Considerado um dos mais importantes escritores franceses, Patrick Modiano foi distinguido recentemente com o Grande Prémio Nacional das Letras e com o Prémio Margerite-Duras. 

Editado em Portugal pela "Porto Editora", "O Horizonte" é o seu romance mais recente. 

Patrick Modiano tem ainda publicados em Portugal "A Rua das Lojas Escuras", pela Relógio d'Água, em 1987, "Domingos de Agosto", pelas Publicações Dom Quixote, em 1988, "Um Circo que Passa", também pela Dom Quixote, em 1994, "Dora Bruder", pelas Edições Asa, em 1998, e "No Café da Juventude Perdida", também pela Asa, em 2009.

Este é o 11º. autor nascido em França a vencer o prémio Nobel. José Saramago foi o único autor de língua portuguesa a ganhar o prémio Nobel da Literatura, em 1998.

Uma semana Nobel
No dia 10 será anunciado pelo presidente do Comité Nobel Norueguês, Thorbjørn Jagland, o prémio Nobel da Paz.

O prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel será anunciado a 13 de Outubro.

Todos os prémios serão entregues a 10 de Dezembro, aniversário da morte do magnata sueco fundador do galardão, Alfred Nobel (1833-1896), químico e inventor da dinamite.

Em mais de um século de entrega de prémios foram distinguidas 22 organizações, 855 pessoas, incluindo 45 mulheres.

Os galardoados recebem um diploma, uma medalha de ouro e prémio monetário de cerca de 900 mil euros.