Tempo
|

Festival LeV regressa a Matosinhos depois de paragem de um ano

22 mai, 2013 • Maria João Costa

Depois de um ano suspenso devido à lei dos compromissos, o Festival Literatura em Viagem volta a realizar-se. De 24 a 26 de Maio, 25 escritores vão passar por Matosinhos.

De 24 a 26 de Maio, 25 escritores vão estar em Matosinhos para participar no Festival Literatura em Viagem (LeV) que regressa, depois de ter sido suspenso no ano passado. A falta de verba devido à Lei dos Compromissos impediu a autarquia de realizar a edição de 2012 do LeV. Este ano, o festival volta a encher a Biblioteca Florbela Espanca.

Os autores convidados para a edição de este ano, irão olhar a actual situação do país mas também perspectivar o futuro. Entre os presentes contam-se nomes como Francisco José Viegas, Valter Hugo Mãe, Afonso Cruz, o prémio Leya 2013 Nuno Camarneiro e José Rentes de Carvalho.

A conferência de abertura está a cargo do investigador pessoano Jerónimo Pizarro, o colombiano que foi o comissário da participação da Portugal na Feira Internacional do Livro de Bogotá. O coordenador da digitalização da biblioteca particular de Fernando Pessoa irá, dia 24 pelas 21h30, no salão nobre dos Paços do Concelho falar sobre a obra do poeta cujos 125 anos sobre o nascimento se celebram este ano.

Presentes nesta edição menos internacional do que em anos anteriores estarão também dois escritores estrangeiros. A romancista alemã Christiane Rösinger e o poeta romeno Lucian Vasilescu vão a Matosinhos participar na última conferência dedicada ao tema "A Europa em tempos de cólera" que irá decorrer na Biblioteca Florbela Espanca no dia 26 às 17h30. Convidada desta edição é também Pilar del Rio, a viúva do Nobel da Literatura José Saramago. A presidente da Fundação Saramago participa na conferência "O elogio do iberismo" que decorre dia 25 às 11 da manhã.

A edição deste ano do LeV, um festival idealizado por Francisco Guedes e acolhido pela Câmara Municipal de Matosinhos e organizada este ano pelos Booktailors contará também com uma programação para os mais novos. O "LeVezinho" tem previstas deslocações dos escritores às escolas, horas do conto, caças ao tesouro e outras iniciativas. Prevista está também uma homenagem a Carlos Tê. No dia 25 às 21h30 na Biblioteca Florbela Espanca haverá uma entrevista ao letrista marcada por momentos musicais. 

De Bogotá na Colômbia para Matosinhos voou também a exposição do escritor e ilustrador Afonso Cruz dedicada à literatura. A mostra revela 32 ilustrações dos principais nomes da escrita nacional.

A Renascença acompanha este festival. Na sexta-feira poderá ouvir o programa "Ensaio Geral" depois das 23h30. Os convidados serão o escritor José Rentes de Carvalho e o investigador pessoano Jerónimo Pizarro.