Tempo
|

Conclave poderá ter 114 em vez de 117 cardeais

21 fev, 2013

Pelo menos dois cardeais devem falhar o conclave por doença. O cardeal de Los Angeles está a sofrer pressões para não participar pelo seu envolvimento no escândalo de abusos sexuais.

Apesar de existirem 117 cardeais em condições para tomar parte no próximo Conclave, o número de participantes vai ser menor.

Julius Riyadi Darmaatmadja, arcebispo emérito de Jacarta, Indonésia, já anunciou que a sua frágil saúde não lhe permite ir a Roma para o Conclave. O cardeal de 78 anos sofre essencialmente de problemas de visão que o impedem de ler.

“Este problema constitui um sério obstáculo à minha participação no Conclave”, diz o arcebispo, que admite que tomou a decisão “pessoalmente e de forma livre”.

Para além do cardeal Darmaatmadja nesta altura é praticamente certo que o cardeal Antonius Naguib, Patriarca emérito dos Coptas Católicos, também não compareça. Naguib tem 77 anos mas na passagem de ano sofreu um AVC que o deixou muito incapacitado, levando-o a resignar enquanto Patriarca.

Fonte próxima do Patriarca, contactada pela Renascença, explicou que a situação médica do cardeal deve ser impeditiva de participar, sobretudo se o Conclave for antecipado, como se espera.

Para além de estas duas baixas por razões de saúde, o cardeal de Los Angeles, Roger Mahony, está a sofrer muitas pressões para não participar no Conclave, dado o seu envolvimento nos casos de abusos sexuais na diocese que chefiou durante muitos anos.

Mahony não é acusado de ter cometido abusos, mas sim de encobrir os que ocorreram, conspirando para evitar que sacerdotes abusadores fossem denunciados às autoridades e gastando dinheiro da arquidiocese em processos para evitar a publicação de documentos que o implicam.

Semanas antes do anúncio de Bento XVI de que ia resignar, o Cardeal foi suspenso de qualquer função representativa da diocese de Los Angeles pelo seu sucessor, uma medida inédita na Igreja.

A confirmarem-se estas três baixas, e desde que não haja mais, o conclave poderá decorrer apenas com 114 cardeais em vez dos 117 que cumprem os critérios para participar.