Tempo
|

Milhares de cartazes dizem “obrigado” a Bento XVI

21 fev, 2013 • Ecclesia

Iniciativa é financiada por leigos católicos. Distribuição é gratuita e é apoiada pelo Patriarcado.

Milhares de cartazes dizem “obrigado” a Bento XVI
Um grupo de leigos católicos do Patriarcado de Lisboa financiou a distribuição gratuita de 400 mil cartazes de agradecimento ao Papa Bento XVI, que resigna ao pontificado a 28 de Fevereiro.

Metade dos cartazes, na horizontal, apresenta Bento XVI em gesto de saudação, e os restantes, orientados verticalmente, mostram o Papa a rezar diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, no santuário da Cova da Iria, durante a sua visita a Portugal entre 11 e 14 de maio de 2010.

Os fiéis que contrataram a aquisição dos cartazes optaram por manter o anonimato, revelou hoje à Agência Ecclesia o padre Nuno Fernandes, porta-voz do Patriarcado de Lisboa, instituição que apoia a divulgação da iniciativa.

Os cartazes, com a dimensão de duas folhas A4, têm fundo amarelo e são dominados pelo branco, cores da bandeira da Santa Sé, enquanto as fotografias de Bento XVI foram impressas em tons de cinzento.

As palavras, também a cinza, destacam a frase “obrigado Bento XVI”, seguida da data em que o Papa renuncia, 28 de Fevereiro de 2013, a indicação “Patriarcado de Lisboa” e, no fundo, uma sugestão: “coloque o cartaz na janela de sua casa, com vista para a rua num gesto de união e reconhecimento”.

Os exemplares estão a ser distribuídos nas paróquias de São João de Deus e Nossa Senhora do Amparo de Benfica, ambas na cidade de Lisboa, em Oeiras, Cascais e Caldas da Rainha, revela a página do Patriarcado no Facebook.

De acordo com o padre Nuno Fernandes os cartazes serão também distribuídos em Fátima, existindo pedidos de informação sobre a iniciativa provenientes das Dioceses de Setúbal e Viseu.

A escolha do sucessor de Bento XVI, eleito Papa a 19 de Abril de 2005, ocorre, previsivelmente, no mês de Março, em conclave (assembleia fechada) a realizar no Vaticano com a presença de cardeais que não completaram 80 anos até ao dia 27 de Fevereiro.