Tempo
|

D. José Policarpo diz que é preciso não perder a esperança

22 jan, 2013

O Cardeal Patriarca destacou o exemplo do mártir S. Vicente e da importância do testemunho da fé em todas as circunstâncias.

Os católicos devem concentrar-se na vivência da sua fé e no amor ao próximo para poder ajudar a sociedade portuguesa a viver a crise com grandeza e esperança.

O apelo foi lançado esta noite por D. José Policarpo na missa evocativa de S. Vicente, principal padroeiro do Patriarcado de Lisboa.

Na sua homilia, o Cardeal Patriarca deixou um alerta: "Temos assistido a uma sinfonia de vozes que apontam soluções para o sofrimento colectivo. Não tenho a certeza que ela nos leve a identificar os que são, pessoalmente, atingidos pelo sofrimento. A confiança no auxílio divino, que se situa sobretudo no plano pessoal, não exclui a busca das soluções humanas, políticas, económicas, culturais, para vencermos o sofrimento".

D. José Policarpo destacou ainda o exemplo do mártir S. Vicente e da importância do testemunho da fé em todas as circunstâncias.

“Que nos dê coragem de testemunhar a nossa fé em todas as circunstâncias, de vencer todos os medos. São Vicente foi, durante séculos, protector de comunidades cristãs perseguidas. Hoje são outras as dificuldades que encontramos para o testemunho coerente da nossa fé”.