Tempo
|

Mais de oito em cada dez pessoas no mundo são religiosas

19 dez, 2012

O Cristianismo é a maior religião, com 32% da população mundial, seguido do Islão com 23% e do Hinduísmo com 15%.

Mais de oito em cada dez pessoas no mundo são religiosas
Cristãos perseguidos
Mais de 80% da população mundial faz parte de uma religião organizada, revela um estudo da Pew Research Center.

O estudo tem por base dados de 2010 de mais de 2500 censos e conclui que dos 6,9 mil milhões de habitantes do planeta, 84% professam uma religião. Dos restantes 16% nem todos são ateus ou agnósticos, uma vez que um número considerável revela acreditar em algo religioso sem, contudo, estar filiado numa religião organizada.

A maior religião, segundo o estudo, continua a ser o Cristianismo que conta com 32% da população mundial. Segue-se o Islão com 23% e o Hinduísmo, com 15%. Contudo, enquanto o Cristianismo e o Islão estão espalhados por vários pontos do mundo o Hinduísmo concentra-se quase exclusivamente na Índia.

Metade de todos os cristãos são católicos, com 37% de protestantes e 12% de ortodoxos. Já no Islão cerca de 90% são sunitas e 10% são xiitas.

Apesar de os cristãos serem ainda maioria, a idade média dos religiosos revela que a tendência é para o crescimento do Islão, cuja média de idade é 23 anos. A média de idade para hindus é de 26 e dos cristãos é de 30 anos. A religião organizada com a média mais alta é o judaísmo, com 36 anos.

O estudo revela ainda que os cristãos formam a maioria em 157 países enquanto os muçulmanos são maioritários em 49, incluindo 19 dos 20 Estados do Médio Oriente e Norte de África.

Há ainda seis países que têm uma maioria de não filiados em religiões organizadas, incluindo a China, a Coreia do Norte, o Vietname e o Japão, mas a lista é encabeçada pela República Checa, com 76% da população a revelar que não pertence a qualquer religião.

A Pew Research Center é o centro de sondagens mais respeitado a nível internacional em termos de assuntos religiosos.