Tempo
|

D. Jorge Ortiga confirma que Catalina Pestana falou de pedofilia

15 dez, 2012

O encontro entre o arcebispo e a antiga provedora decorreu em 2011.

D. Jorge Ortiga confirma que Catalina Pestana falou de pedofilia
D. Jorge Ortiga confirma que Catalina Pestana falou de pedofilia
O arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, confirmou hoje à Lusa que manteve um encontro com Catalina Pestana em que esta lhe falou de alegada pedofilia no clero português, mas sublinhou que não foram especificados quaisquer nomes ou casos. "Disse-lhe claramente que, se tivesse casos concretos, os denunciasse, os apresentasse aos bispos locais", garantiu D. Jorge Ortiga. No entanto, até ao momento esses casos nunca terão sido especificados.

D. Jorge Ortiga confirma que teve um encontro com Catalina Pestana em 2011. Uma conversa em que a ex-provedora da Casa Pia lhe falou da alegada pedofilia na Igreja.

Em declarações à Lusa, o Arcebispo de Braga garante que a antiga provedora nunca avançou com casos concretos. "Disse-lhe claramente que, se tivesse casos concretos, os denunciasse, os apresentasse aos bispos locais. Por aquilo que eu saiba, creio que não. Pelo menos comigo não, na ocasião também não."

O encontro decorreu em 2011, numa altura em que Ortiga era presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

"Recebi a doutora Catalina Pestana e mais um senhor, cujo nome não me recordo agora. Tive oportunidade de lhes dizer que a Igreja cuidou e cuidará deste caso com a serenidade e com a responsabilidade que a gravidade dos problemas em si exige", acrescentou D. Jorge Ortiga.