Tempo
|

Presépio na Cidade anima Lisboa pela 12ª vez

03 dez, 2012 • Ângela Roque

A partir de terça-feira, todos os dias reza-se o terço junto ao presépio, no Chiado. A iniciativa já foi vandalizada em anos anteriores, mas os organizadores não desanimam.

Com o início do Advento começam também as iniciativas para preparar o Natal. É o caso do Presépio na Cidade, que pelo 12º ano consecutivo anima o Chiado, em Lisboa.

Sofia Guedes fala desta iniciativa de leigos católicos, que tem um propósito muito simples: “O objectivo é o mesmo desde que existe. Nasceu há 12 anos e o objectivo é evangelizar, evangelização de rua. Pretendemos ser muito alegres, muito simples, chamar a atenção das pessoas para que há 2012 anos nasceu Jesus para nos salvar e continua a ser esse o objectivo.”

Evangelização, um esforço que vale sempre a pena e que Sofia Guedes vê mesmo como uma obrigação de quem encontrou em Cristo a felicidade.

“Vale a pena evangelizar seja onde for, no presépio, em casa, na rua, sem obrigar ninguém a acreditar em seja o que for, mas se somos felizes conhecendo Jesus não podemos calar isso. Quando vimos uma coisa muito bonita dizemos às pessoas para repararem, uma paisagem, um filme, um livro. Muito mais com este Jesus que é de todos, não é só de uma pessoa, é de todos. É nossa obrigação, mesmo.”

Já houve anos em que o presépio foi vandalizado, mas isso não chega para desmoralizar: “Vamos procurar guardar as peças da melhor maneira, mas é um risco que corremos. Mas vale a pena o risco”, explica.

A partir de amanhã vai rezar-se o terço todos os dias, às 18h30  junto ao Presépio, ao lado da Basílica dos Mártires, na rua Garrett, no Chiado.

Dia 15 haverá a bênção das grávidas, na Igreja da Encarnação, no final da “Via da Alegria” - uma espécie de procissão que irá do Terreiro do Paço ao Chiado.