Tempo
|

Novo Papa dos coptas entronizado no Cairo

18 nov, 2012 • Filipe d’Avillez

Os coptas estão preocupados com a elaboração da nova constituição do país e temem que esta sirva para fortalecer o carácter islâmico do novo regime.

Novo Papa dos coptas entronizado no Cairo
Foi hoje entronizado o novo Papa dos cristãos coptas, no Egipto.

Durante uma cerimónia rica e cheia de ritual, os bispos coptas paramentaram Tawadros II com as vestes de Papa, colocaram-lhe na cabeça uma mitra dourada e instalaram-no no trono patriarcal.

Tawadros foi eleito 118º Papa e Patriarca de Alexandria a 4 de Novembro, quando o seu nome foi escolhido de entre três candidatos por uma criança de olhos vendados. Torna-se assim o líder espiritual de cerca de 15 milhões de cristãos coptas de todo o mundo, incluindo cerca de oito milhões no Egipto, que constituem a maior comunidade cristã do Médio Oriente.

A Igreja Copta não se encontra em comunhão com a Igreja Católica, mas existem boas relações, que devem continuar sob o auspício de Tawadros, conhecido por ter um espírito bastante ecuménico.

O principal desafio do novo Papa será guiar a sua comunidade através de tempos de instabilidade na Egipto. Os coptas estão preocupados com a elaboração da nova constituição do país e temem que esta sirva para fortalecer o carácter islâmico do novo regime.

Há vários anos que os coptas se queixam de discriminação institucional e social no Egipto, uma situação que não melhorou com a queda de Hosni Mubarak, durante a Primavera Árabe.